Nos últimos dias, o Acorda Cidade recebeu algumas reclamações referentes ao atendimento pelo Plano de Saúde União Médica, que recentemente migrou para a Rede Vida Nobre. Algumas pessoas que estavam na recepção de um clínica particular relataram a demora no atendimento, superlotação, dificuldade no agendamento entre outros problemas com o Plano de Saúde.
Ao Acorda Cidade, pessoas que preferiram não se identificarem, relataram sobre os problemas que vem sendo recorrentes com a empresa.
“O serviço totalmente super lotado, centralizado numa única unidade onde o usuário agora não tem poder de autonomia de escolha. Você é obrigado a ir numa unidade buscar autorização para depois vir fazer a ficha, marcação, onde não há atendimento, há apenas dois consultórios, uma demanda absurda de usuários”, disse uma paciente.
Outra pessoa que estava presente aguardando o atendimento também relatou falta de organização e a dificuldade para conseguir realizar a marcação de exames.
“Pessoas que estão agendando, marcando pelo WhatsApp, conforme eles informam que marcação de exame é só pelo WhatsApp. Os usuários estão marcando exame, quando chega na unidade para fazer os exames, informa que não tem nenhuma marcação agendada para o usuário. A unidade é superlotada. Chegamos na unidade, às vezes o guichê só está com uma pessoa chamando. Está uma loucura, muita falta de organização. E sem contar que tem uma maior humilhação para marcar os exames. A gente manda mensagem para o WhatsApp, eles falam que o atendente vai atender em seguida, leva um dia, dois dias, até uma semana para obter um retorno. E quando responde, informa que não está tendo vaga”.
Uma paciente também relatou insatisfação com a mudança do atendimento de local. Segundo ela, os serviços eram prestados em uma outra clínica maior, mas depois que passou para a atual, tem superlotado e sobrecarregado ainda mais os atendimentos.
“Eu sou mais um dos clientes da União Médica e quando eu fui aderir ao plano, eu paguei por um valor, o qual eu teria um leque de opções para poder escolher as clínicas credenciadas. Agora, recentemente, o que aconteceu? Fui informado, quando fui realizar uns exames, de que agora tudo seria no Vida Nobre e não fui informado previamente. Então já criou uma dificuldade, limitou as minhas opções de clínicas que eu poderia procurar, limitou e dificultou bastante. Para marcar o ultrassom, o maior trabalho da vida. A gente entra em contato, liga, fica 40, 50 minutos, uma hora no telefone, não consegue falar com ninguém. Quando consegue falar, diz que não tem vaga e não tem previsão”, declarou um outro paciente.
Segundo ele, para conseguir marcar a ultrassom, foi preciso ir ao escritório da União Médica.
“De lá ligaram para a clínica, conversaram e pediram para eu ligar e daí eu consegui marcar para quase 10 dias depois, foi basicamente isso aí, então assim, em vez de melhorar, está dificultando, os locais de atendimento do Vida Nobre só andam lotados, porque eles agora encurtaram um pouco, tiraram o leque de opções de clínicas e laboratórios que a gente tinha, colocaram tudo para o Vida Nobre e só anda super lotado”, acrescentou.
O que diz a União Médica
O diretor-presidente da União Médica, André Guimarães, médico e cirurgião vascular, reconheceu, em entrevista ao Acorda Cidade, que havia reclamações sobre a demora em exames como ultrassons e ressonâncias. Segundo ele, para enfrentar essas questões, a empresa tomou medidas para melhorar a agilidade e a qualidade do atendimento aos clientes.
“A União Médica sempre respeitou muito as reclamações e todas as críticas que nós temos. Com relação ao laboratório, tinham queixas de alguns beneficiários com relação, algumas vezes, à superlotação, algumas vezes com demandas de entregas de exames, etc. E resolvemos, assim, colocar um laboratório, denominado Laboratório Vida Nobre, para poder atender e como nós dominamos mais a questão da resposta rápida com o beneficiário, tentando ajudar a resolver essas situações”, explicou o diretor.
Uma das principais estratégias adotadas foi a ampliação dos pontos de coleta em Feira de Santana. Segundo Guimarães, a centralização excessiva do atendimento no centro da cidade gerava filas e atrasos, enquanto unidades descentralizadas estavam subutilizadas.
“Criamos diversos pontos de coleta de laboratório na cidade. Há exemplo no Medical, na Comandante Almiro, na sede na Kalilândia, no InCardio, na Noide Cerqueira, outro ponto de coleta na Avenida Iguatemi, outro ponto de coleta no Sobradinho, para poder descentralizar e inclusive facilitar a chegada desses beneficiários nesses locais sem ter que necessariamente vir para a região central da cidade”.
Para reforçar o atendimento na região central, serão inaugurados mais dois postos de coleta: um na HTO da Juracy Magalhães, e outro, em cerca de 15 dias, próximo à sede comercial da União Médica. “Naquela região central, onde antes, com o prestador antigo, tinha só um posto de coleta, nós teremos três postos de coleta”, destacou.
Outro problema apontado foi a demora na entrega de resultados de exames. Segundo o diretor, esse problema muitas vezes ocorre porque os pacientes acabam mudando as informações, como endereço, telefone, e-mail e perde a comunicação com o plano.
Sobre o agendamento de exames, o diretor presidente disse que o atendimento é por demanda espontânea. O paciente comparece ao laboratório com o pedido médico e realiza o exame.
“O agendamento de exame é demanda espontânea. Então, a pessoa vai até o laboratório com o pedido médico e, a partir dali, faz o seu exame”, disse.
Para manter os clientes informados, a União Médica também está intensificando a divulgação de mudanças por meio do Call Center, das redes sociais, WhatsApp e do site. André Guimarães também disse que a diretoria da União Médica está de porta abertas para receber seus beneficiários para trazer qualquer explicação sobre o serviço.
As pessoas podem procurar o atendimento administrativo na Praça Cel. Tertuliano Almeida, nº 5, Kalilândia.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
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