Andrea Trindade
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) está com a emergência superlotada mais uma vez após um fim de semana de atendimento de vários pacientes lesionados em acidentes de trânsito e principalmente, em festas.
O diretor do hospital, José Carlos Pitangueira, informou ao Acorda Cidade que estão internadas 40 pessoas vítimas de ortotrauma. Ele informou também que a capacidade da emergência é de 86 pacientes, porém há neste momento 144 pessoas.
“Isso prejudica até a regulação, que tanta gente fica reclamando. Como é que vai ter regulação, se só nesta segunda-feira, a emergência amanhece com 40 ortotraumas? Nem vou me referir aos outros casos. Só de acidente de moto foram 22 pessoas. Blitz precisa ser feita, a sociedade precisa ajudar à polícia e ajudar ao Detran, ao Clériston Andrade e as policlínicas. Temos atendimentos eletivos marcados há meses e precisamos de leitos”, alertou o diretor.
Pitangueira informou que os hospitais precisam ser comunicados quando houver festas de grande porte na cidade para que a equipe médica esteja preparada. Ele afirmou que foram atendidas pessoas lesionadas em brigas em festas e acidentes de veículos.
“Não conseguimos nem trabalhar, muito menos transferir, com tanta gente. Os médicos que já eram para encerrar o plantão estão trabalhando ainda. Uma festa de arrocha todo mundo gosta e tudo isso tem que ser analisado, saber quantas pessoas participarão, para gente se programar. Só quero entendimento”, declarou.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também informou, por meio de um integrante da equipe, que o número de atendimentos no fim de semana também foi muito alto. “O Samu não parou um minuto. Eu acho que as pessoas devem se conscientizar isso sim. Ir para as festas, mas usar as alternativas de retorno para casa, como transporte de aplicativos e etc. As pessoas continuam fazendo o uso de bebidas alcoólicas e usando veículos. Muito triste isso”, disse.
Assassinato
No fim de semana foi registrado um assassinato durante um assalto. O latrocínio aconteceu no sábado (7) no bairro Conceição. Ainda no sábado foram registradas tentativas de homicídio nos bairros Asa Branca e Alto do Rosário. Um jovem foi atingido por um golpe de facão no rosto na noite de domingo (8) após uma discussão em um bar. A ocorrência policial informa que a vítima não passou outros detalhes sobre o ocorrido.