A estudante de enfermagem, Ilda Teles de Jesus, participou do Programa Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (28) para fazer um apelo e tentar conseguir uma regulação para o seu pai, o idoso Antônio Carlos da Silva de Jesus, de 69 anos, morador do Conjunto Feira VI, em Feira de Santana.
Ele está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, desde segunda-feira (26) e encontra-se em estado grave.
Conforme o relato de Ilda, Antônio encontra-se na sala vermelha, mas a unidade não tem recurso para mantê-lo. Ele é paciente oncológico e está muito debilitado. Ela disse que não há medicação na UPA da Mangabeira, assim como, ambulância e vagas para transferência para as unidades da região.
“Tentaram encaminhar para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas o hospital informou que não tinha o coagulante para medicação durante 4h na unidade. Eles tentaram ver uma regulação para o Hospital do Subúrbio em Salvador, mas informaram que não tinha ambulância disponível no local. Ele precisaria de uma ambulância com UTI e as três que estavam em trânsito e não tinha previsão de volta”, explicou.
Ilda contou que a UPA informou que seu pai precisa de avaliação e de uma tomografia. “Eles informaram que não tem recurso, que é necessário uma transferência com urgência, tanto para o Dom Pedro, como ele é um paciente oncológico, como para o Clériston; que ele precisa ser avaliado por um neuro para ver a gravidade do AVC, se é isquêmico ou se já evoluiu para hemorrágico”, disse.
Ela fala que ficou sem acesso ao pai desde às 21h de ontem (27) e que, antes do AVC, o idoso estava normal, conversando, sorrindo e que foi tudo muito de repente. Em desabafo, a filha contestou. “Um hospital referência para Feira de Santana, que abrange toda a localidade e não tem um coagulante, eu achei inadmissível, eu estou vendo meu pai padecer aqui dentro, está falecendo e a gente não pode fazer nada”, concluiu.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Central de Regulação e aguarda o retorno
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram