Nesta terça-feira, 1º de outubro, teve início a campanha Outubro Rosa em todo o Brasil. Em Feira de Santana, não seria diferente. O Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh) já iniciou as atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês, a unidade espera atender aproximadamente 3 mil mulheres com exames de mamografia.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo Natália Oliveira, coordenadora do Ceparh, as pacientes podem procurar atendimento diretamente na unidade ou realizar o agendamento pelo aplicativo Feira Conectada. Também pode marcar pelo Posto de Saúde de sua localidade.
“Nós estamos na expectativa de fazer o atendimento em torno de 3 mil pacientes. Elas serão atendidas por demanda livre, ou seja, aquelas que não fizerem o agendamento, e, se conseguirem a vaga, fazem o atendimento no mesmo dia. Com 3 a 5 dias o resultado já fica disponível”, explicou ao Acorda Cidade.
Para realizar as mamografias, as pacientes devem preencher alguns requisitos, como ser mulheres entre 50 e 69 anos, residentes em Feira de Santana e com o Cartão SUS atualizado. As demais faixas etárias, inferior a 50 e superior a 69 anos, só serão atendidas mediante agendamento.
A coordenadora destacou que, por conta da demanda, é importante chegar cedo para iniciar o atendimento. Pacientes que não tiverem guia podem ir à unidade sem a prescrição médica. “Atenderemos de segunda a sexta-feira, disponibilizando 120 exames diários, tanto por demanda livre quanto por agendamento”, acrescentou.
As pacientes que apresentarem alterações na mamografia serão orientadas a procurar um mastologista. “Orientamos a paciente que ela precisa ser encaminhada a um mastologista, que é o médico específico da mama. E, nisso, ela fazendo a consulta, o médico irá fazer toda a conduta necessária para o tratamento, e ela dá seguimento de uma forma precisa”.
Além da mamografia, o Ceparh também oferece outros serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como consultas com mastologistas e punções, mas estes precisam ser agendados pelo aplicativo da prefeitura. O centro é referência em mamografia e ginecologia.
“Fazemos vários tipos de biópsia, de colo uterino, de mama, temos densitometria, videohisteroscopia, ultrassonografia. Pelo SUS, é só na área de mama: mamografia, mastologia e punção de mama. Todos esses serviços pelo SUS precisam ser agendados, ou pelo posto do bairro ou pelo aplicativo Feira Conectada”, ressaltou Natália.
Ao Acorda Cidade, Maria das Graças, moradora do bairro Aviário, destacou a importância da campanha e elogiou o atendimento no Ceparh. Há muitos anos, ela participa da campanha e, claro, neste ano, ela retornou para verificar se a saúde está em dia.
“Eu acho maravilhoso! A mulher tem que se cuidar, e eu não falto a uma campanha de jeito nenhum, é aqui mesmo. Vem muita gente, agora hoje está pouco porque está começando, mas daqui em diante vai aumentar o fluxo de pessoas aqui”, contou.
O Outubro Rosa segue até o final do mês, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em várias unidades de saúde do município.
O Ceparh fica localizado na Rua Manuel Mathias, 145 – Centro, em Feira de Santana.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram