Feira de Santana

ONG realiza campanha de doação de fraldas para idosos do Projeto Nosso Lar

O asilo funciona no Conjunto Feira IV e atende a 33 idosos.

Projeto Nosso Lar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A ONG Mãos Valiosas está realizando uma campanha de arrecadação de fraldas geriátricas, para ajudar os idosos abrigados pelo projeto Nosso Lar, da Associação Cristã Nacional (ACN), em Feira de Santana. O asilo funciona no Conjunto Feira IV e atende a 33 idosos.

De acordo com Danila Matos, que faz parte da ONG, os idosos do Projeto Nosso Lar têm uma carência muito grande de fraldas geriátricas. Por isso, na última terça-feira (28), eles organizaram uma ação de doação de fraldas e também com objetivo de levar alegria para os beneficiados através de um bloquinho de carnaval, com a animação do professor de dança Luciano Melo.

Projeto Nosso Lar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente precisa sempre estar renovando o estoque. Então o projeto Mãos Valiosas, junto com parceiros, como o Luciano Melo, e o pessoal do Nosso Lar, estão sempre proporcionando esse momento de diversão, mas também para arrecadar as fraldas para eles. A gente trouxe hoje para o Nosso Lar o ‘Carnavalizou’, que é uma ação de trazer um bloquinho para eles, para que possam se divertir também e saírem um pouco da rotina”, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.

Danila Matos enfatizou que a ONG desenvolve vários projetos, como visitação a pessoas em situação de rua, arrecadação de cestas básicas, para realizar ações tanto na sede em Feira quanto nos distritos.

“Quem desejar doar pode entrar em contato com a ONG através do direct do Instagram @maos_valiosas e também através do WhatsApp (75) 98351-4647. Se a pessoa não puder levar, a gente também faz o recolhimento dos materiais que serão doados”, pontuou

Projeto Nosso Lar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A coordenadora do Projeto Nosso Lar, Monalisa Carneiro, informou que a a Associação Cristã Nacional atua em Feira de Santana há mais de 30 anos, e o Projeto Nosso Lar, que acolhe idosos, foi criado desde 2014.

Projeto Nosso Lar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A nossa capacidade é para 30 idosos, mas atualmente temos 33. Nós sempre estamos fazendo campanha de doações de fraldas geriátricas, porque o consumo é muito alto. Usamos em média de 9 a 10 pacotes por dia, pois a maioria dos nossos idosos são debilitados, acamados e com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas, o leite em pó a gente também usa muito e seria interessante também a doação”, afirmou Monalisa Carneiro.

Abando familiar

Segundo a coordenadora da ACN, dos 33 idosos acolhidos pelo projeto Nosso Lar, alguns ainda mantém o vínculos com os familiares. Outros, porém, sofreram abandono dos filhos e parentes.

“Alguns idosos aqui têm vínculos familiares, e a família vem constantemente, às vezes eles vão para casa passar o final de semana e datas festivas. Mas, a maioria tem vínculo familiar rompido. Eles esperam esse carinho, mas, infelizmente, tem épocas, principalmente em datas festivas, que a gente tem que implorar à família para vir visitar seus idosos. A gente gostaria que fosse diferente, mas muitos filhos trazem seus pais para aqui e abandonam. Isso é triste, porque todo mundo um dia vai envelhecer”, observou.

Projeto Nosso Lar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Diante desta falta que muitos familiares fazem aos idosos, o apoio de voluntários é fundamental para manter a interação deles com a sociedade.

“Aqui o trabalho voluntário é maravilhoso para nós, porque além da interação, temos sempre festinhas, cultos religiosos, porque alguns idosos mantém a sua religião, então estamos abertos para vir qualquer pessoa, e é muito importante essa interação da sociedade com eles, até para as pessoas nos conhecerem, saberem nossas demandas e também serem parceiras, porque sozinhos nós não conseguimos. Quanto à doação de alimentos, nós contamos com o apoio de alguns parceiros que nos trazem verduras e frutas”, destacou Monalisa Carneiro.

Ela reiterou que a capacidade do projeto é para 30 idosos, mas já são 33 pessoas acolhidas e uma lista de espera de mais de 100 idosos.

Projeto Nosso Lar
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Há uma procura grande porque, infelizmente, as pessoas não têm mais tempo para cuidar dos seus pais, o corre corre do dia a dia e as pessoas não querem mais cuidar. A família deixa o idoso e acha que isso é suficiente. Tem idoso que está aqui e nunca recebeu a visita de ninguém. Eles acabam se acostumando, porque a gente faz um trabalho com psicólogos, eles são acolhidos pelos profissionais, pelos outros idosos, e alguns não querem mais voltar para casa. Tenho idosos aqui a partir de 65 anos.”

Conforme Monalisa Carneiro, a ACN mantém o projeto Nosso Lar, que trabalha com idosos, a residência terapêutica Harmonia, que ajuda mulheres com dependência química, e também a residência inclusiva, que atua com 10 adultos com deficiência, que eram meninos da época do orfanato e não tinham para onde ir, não tinham vínculo familiar e foi criado esse espaço para eles.

O Projeto Nosso Lar está situado na Rua A, nº 1, no Conjunto Feira IV, vizinho à sede regional da Embasa. Além das doações de fraldas, materiais de higiene pessoal e leite pó, a comunidade também pode auxiliar os idosos doando parte do seu tempo, através de visitas, que estimulem a interação dessas pessoas com a sociedade.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários