A ONG Casa da Mãe entregou, no sábado (25), mais uma casa reformada em Feira de Santana. A organização possui um projeto que reforma residências de idosos em situação de vulnerabilidade de forma totalmente gratuita. O endereço dos contemplados, nesta que é a 8ª entrega, fica na Rua Jazidas, no bairro Brasília.
A casa, que pertence a um casal de idosos, foi completamente reformada. A revitalização contou com reparos estruturais, conserto do telhado e entrega de móveis e utensílios totalmente novos. Entre os destaques está o fato de que o local agora conta com água encanada, algo comum para muitos brasileiros, mas que, para a dona da casa, uma idosa de 85 anos, era algo difícil de conquistar. A casa não tinha banheiro.
“Quando a gente terminou a sétima, já nos deslocamos para cá. Entrevistando a senhorinha perguntamos o que ela queria. Ela disse que queria que não chovesse em cima da cama dela enquanto estivesse dormindo. Esse era o desejo dela. E o desejo dela foi atendido. Que agora as chuvas na vida dela sejam só de bênçãos”, disse Arlene Aparecida Vilpert, diretora da ONG.
A Casa da Mãe
O projeto de reforma de casas começou de maneira modesta. Durante o período da pandemia, Arlene resolveu unir forças com familiares e amigos para atender um convite de uma moradora do município de Nazaré das Farinhas. Eles juntaram recursos para reformar o telhado da casa do pai da mulher.
“Nós mandamos um recurso. Quando ela fez o telhado, enviou fotos da casa do pai dela, mostrando que estava em um estado muito vulnerável. E aí resolvemos reformar a casa. Quando fomos na suposta inauguração, o idoso falou duas coisas que me comoveram: primeiro, ele vendia laranja e disse que dobrou a quantidade de vendas depois de morar em uma casa segura. E segundo, ele disse que agora poderia deixar a filhinha especial em um lar confortável para ir trabalhar”, relatou.
A partir daí, nasceu em Arlene e nos voluntários o desejo de reformar casas de idosos em situação de vulnerabilidade social. A idealizadora do projeto contou que, para ser contemplado, o solicitante precisa cumprir três requisitos: ser idoso (ter 60 anos ou mais), possuir a residência em seu nome e estar em situação de vulnerabilidade social. Katia Lobão é responsável pela atuação da ONG em Feira de Santana.
Inspiração dos céus
A diretora revelou que a inspiração para realizar o projeto de vem da força e da fé que tem em Nossa Senhora. A líder da ONG disse que sua meta de vida é entregar 1.000 casas reformadas. E, se depender dos voluntários e dos cerca de 27 parceiros que a instituição possui, certamente a meta será cumprida.
“Esse resultado vem de muito esforço, dessas mãos que trabalharam nesta reforma. Para ajudar com os custos, a gente tem o Bazar Online. Nós temos café da manhã, onde vendemos os ingressos e promovemos o Café da Manhã da Casa da Mãe. Fazemos feijoadas e outros eventos para arrecadar recursos. Também vendemos produtos, como canecas, camisas e livros da Casa da Mãe”, explicou Arlene.
O Futuro a Deus Pertence
Questionada sobre se a ONG já sabe qual a localização da próxima residência que será reformada, a diretora respondeu de forma sábia que a decisão não cabe a eles.
“A próxima casa Deus vai nos dar, porque a gente sabe que não é a nossa vontade, mas a vontade de Deus que nos permite acessar as pessoas que realmente necessitam. Todas as casas são muito lindas, sempre destinadas a pessoas que já fizeram o bem para muita gente. E eu penso que Deus vem e retribui”, concluiu Arlene.
Acessando o perfil oficial da ONG Casa Da Mãe, é possível encontrar informações sobre como ajudar o projeto.
Confira como a casa ficou nas fotos abaixo
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.