Andréa Trindade
No período de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) registrou 14.251 queixas. Segundo o diretor da Comdecon, Jorge Marques, 12.558 já foram resolvidas e 1.693 resultaram em processos, dos quais cerca de 50% já estão solucionados. O número de queixas é superior em relação ao mesmo período ano passado, em Feira de Santana.
Jorge Marques informou que a Embasa pela primeira vez perdeu a liderança no número de reclamações para a empresa Oi telefonia. Segundo ele, as empresas que compõe a lista são sempre as mesas, apenas mudam de posição. Ele ressaltou que a maioria das reclamações feitas em relação a empresa Oi, está relacionada ao mal serviço e número de telefones públicos quebrados. A de outras empresas ele citou o valor de faturas, as taxas de juros e defeitos nos produtos. (Ouça parte da entrevista no PodCast)
As dez empresas com os maiores números de reclamações são:
Oi – 872 queixas e 55 processos;
Embasa – 772 queixas e 269 processos;
Coelba – 472 queixas e 77 processos;
Embratel – 450 queixas e 43 processos;
Itaucard – 442 queixas e 12 processos,
Ibicard – 434 queixas e 14 processos;
Claro – 295 queixas e 28 processos;
BMG – 260 queixas e 35 processos;
G Barbosa -252 queixas e 166 processos e
Credicard – 227 queixas e seis processos.
Fonte: Acorda Cidade