Acorda Cidade
O Centro de Convivência para Idosos D. Zazinha Cerqueira promove diariamente diversas atividades ocupacionais para pessoas a partir dos 60 anos de idade. As oficinas são voltadas a atender as necessidades físicas e psicológicas dos idosos.
Segundo a coordenadora do Centro, Aísile Andrade, o local permite que os idosos tenham um relacionamento mais abrangente com outras pessoas que freqüentam o espaço. “Muitos idosos que vem ao centro sentem-se sozinhos e isolados pela família e amigos, mas aqui eles sentem que não estão excluídos da sociedade”, afirma.
A coordenadora ressalta ainda que muitos dos que chegam ao Centro, possuem histórico de doença psicológica, como a depressão e também sensação de incapacidade. “Além de ocuparem o tempo, as atividades desenvolvidas funcionam como uma terapia ocupacional, de combate ao sedentarismo. É um tratamento para o corpo e a mente” enfatiza.
O Centro conta com presenças constantes de psicólogos, enfermeiros e assistente sociais que auxiliam os idosos conforme as carências e necessidades de cada um.
Marta Maria da Silva, 71 anos, freqüenta o centro há 3 anos e vem quase todos os dias. Para ela o ambiente é como um balsamo. “O centro é muito tranqüilo, me sinto muito bem, até porque converso com as amigas e gosto dos trabalhos que faço aqui, nem vejo a hora passar, se pudesse ficava aqui o tempo todo”, conta.
Alguns dos professores que trabalham no centro são idosos voluntários, como é o caso da professora Eugicélia Mercedes, de 68 anos que dá aulas de tricô. “Faço porque é divertido e porque gosto, enquanto tricotamos conversamos bastante e damos muitas risadas”.
Dentre as oficinas oferecidos estão a dança de salão, hidroginásticas e atividades físicas realizadas no Feira Tênis Clube. Música, artesanato e alfabetização são desenvolvidas no próprio Centro, todas acompanhadas por professores especialistas na área.