Feira de Santana
Obras do Centro de Convenções de Feira de Santana serão aceleradas nos próximos 15 dias
Novembro deste ano e fevereiro do ano que vem são períodos possíveis para a entrega das obras
Acorda Cidade
Depois de enfrentar obstáculos no projeto original, o Teatro do Centro de Convenções deve ficar pronto até o início de 2014, segundo informações do deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa. Na noite desta quinta-feira (04), o cronograma para as próximas etapas da construção deste equipamento foi finalizado durante reunião entre o deputado, o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, representantes da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e técnicos da MRM Construtora LTDA, na Sedur, em Salvador.
Ficou definido que, a partir dos próximos 15 dias, novas estruturas metálicas serão colocadas no teatro. De acordo com Zé Neto, novembro deste ano e fevereiro do ano que vem são períodos possíveis para a entrega das obras.
“No meu ver, estamos começando a vislumbrar saída definitiva para um problema que era muito sério. Os projetos estavam desencontrados e defasados, datando de 2003. Chegamos ao governo em 2007 e tivemos um tempo para adaptação e pagamento do que restou ser liquidado de débitos anteriores ao nosso governo. Claro quem há algum atraso e temos que ter a responsabilidade de assumí-lo, mas estamos encontrando saídas para um problema que nesse momento, posso dizer, em grande parte, já encontra-se debelado. Agora é continuar atento e buscando, efetivamente, a resolução dos acertos que foram efetivados na reunião de hoje”
De acordo com Emanuel Vasconcelos, representante da MRM, empresa que venceu o processo licitatório para realizar as obras, após iniciadas, o prazo de finalização é seis meses. Ele lembrou que, em 2003, o projeto previa que o teatro seria amador, entretanto, com a reestruturação do projeto, este equipamento será profissional.
“Este é um equipamento mais do que essencial para Feira de Santana. O teatro terá 800 lugares e teremos um equipamento profissional que com certeza trará para a cidade convenções, festas e shows maiores e possibilitará, dentre outras coisas, temos um espaço nobre para construirmos em Feira uma orquestra sinfônica que é um sonho de muitos daqueles que apreciam a arte, a música e, assim como eu, vê Feira de Santana com amplas possibilidades de ter um espaço como este”, disse o deputado, que está acompanhando esta obra de perto por reconhecer sua importância cultural deste espaço para o município.
A construção do teatro é a segunda etapa das obras do Centro de Convenções de Feira, cujo investimento, pelo Governo do Estado, está estimado em aproximadamente R$ 12 milhões.
Nesta fase será feita limpeza de terreno, conclusão das fundações de edificações periféricas e isolamento do Centro de Convenções; paredes e painéis de vedação (acústica), impermeabilização das áreas descobertas, revestimentos de paredes internas, externas e do teto; forros, pinturas, infraestruturas de cenotecnia (tecnologia liga às artes cênicas) e sistema de ar condicionado do teatro; urbanização; instalações elétricas, instalações de combate a incêndio e instalação de gás GLP, dentre outras ações.
Assuntos