Feira de Santana
Obras da Ayrton Senna devem começar até início de 2014
A expectativa é que sejam investidos de 10 a 15 milhões de reais para a implantação das três vias – Airton Sena, Iguatemi e Itatiaia.
Daniela Cardoso
O deputado federal, Fernando Torres, o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, e o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, estiveram nesta terça-feira (13) na avenida Ayrton Senna, em Feira de Santana, para fazer uma avaliação da obra.
A ideia da visita ao local surgiu após o deputado Fernando Torres afirmar durante o Programa Acorda Cidade, na manhã de hoje, que o projeto não avança porque a prefeitura coloca dificuldades. Ele pediu que o prefeito, José Ronaldo de Carvalho, se sensibilize e aprove o projeto, pois, caso contrário, os recursos conseguidos por ele, através de emenda, serão perdidos.
O diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva, informou que o projeto contratado pelo governo estadual está em fase de desenvolvimento. Ele disse que a parte de estudos preliminares e o anteprojeto, já foram feitos e que não existe dificuldade por parte da prefeitura.
“Em conversa com o município, foi solicitado uma alteração com o alargamento do canteiro central, tendo em vista a necessidade da implantação do sistema de massa. Fizemos o ajuste e na próxima semana devemos pedir anuência do projeto da Ayrton Senna. Não existe dificuldade, foi questão apenas de projeto de desenvolvimento”, afirmou.
Segundo Sérgio Silva, existia a expectativa de trabalhar sem remanejamentos. “Houve algumas interferências, como o muro de algumas casas que estão na faixa de domínio que a gente vai ter que implantar, e temos que ver como será o remanejamento e as indenizações dos moradores”, informou.
O projeto deve ficar pronto em 60 ou 90 dias e a obra, segundo Sérgio, deve começar no final de 2013 ou início de 2014. A expectativa é que sejam investidos de 10 a 15 milhões de reais para a implantação das três vias – Airton Sena, Iguatemi e Itatiaia.
“Temos a expectativa da capitação de recursos no valor de 5 milhões de reais, pelo deputado Fernando através de emenda, e estamos solicitando o complemento do valor com recursos do Estado, ou mesmo, federais”, disse o diretor de obras da Conder.
Consenso
Durante a visita, o deputado federal Fernando Torres e o secretário municipal Carlos Brito, falaram em consenso. Fernando afirmou que o projeto deve ser adiantado para não perder os recursos, que já estão liberados.
“O secretário esteve solícito em resolver alguns problemas que a Conder está tendo e com certeza de agora por diante o projeto vai ser encaminhado. Espero que a prefeitura ajude a aprovar esse projeto. O mais difícil é conseguir o dinheiro e ele já foi liberado através da nossa emenda parlamentar”, disse.
O secretário Carlos Brito informou que a prefeitura está ajudando a acelerar esse processo e explicou que uma intervenção precisou ser feita na área devido a implantação do sistema BRT.
“Viemos aqui apenas esclarecer o mal entendido da afirmativa do deputado de que nós estamos dificultando o projeto, pois isso não existe, muito pelo contrário, temos uma intervenção dessa área para o BRT, então temos que compatibilizar os dois projetos”, declarou.
Construções fora do padrão
Sobre a situação das construções fora do padrão, que foram realizadas na Ayrton Senna, o secretário Carlos Brito afirmou que terão que ser derrubadas.
“Eles foram notificados sobre as irregularidades e teremos que derrubar. Um puxadinho não pode prejudicar a avenida. Quem faz a coisa errada não pode ter ressarcimento”, ressaltou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Assuntos