Feira de Santana

'O sistema está falido', diz permissionário do SIT de Feira de Santana

De acordo com ele, a frota de ônibus, que atualmente possui 200 veículos circulando, não atende a demanda do município

Laiane Cruz

O permissionário de uma Van do Sistema Integrado de Transporte (SIT), que alimenta os terminais de ônibus, Dário Alves, disse hoje (3), em entrevista ao Acorda Cidade, que o sistema está falido, pois o contrato não está sendo cumprido. De acordo com ele, a frota de ônibus, que atualmente possui 200 veículos circulando, não atende a demanda do município, e as vans alimentadoras estão enfrentando dificuldades financeiras por conta dos atrasos nos repasses feitos pelas empresas de ônibus.

“Já estamos há cinco anos, praticamente, sem aumento. Outra coisa que foi decidido nas reuniões é que a depender da quantidade de passageiros, os carros poderiam ser substituídos por micro-ônibus e nada disso foi cumprido. E é por conta de todos esses problemas que o SIT não está funcionando bem. Faltam adequações e o cumprimento do contrato pelas empresas e, também, a prefeitura não faz com que o contrato seja cumprido”, disse o permissionário.

Ele afirmou ainda que os motoristas das vans deveriam estar recebendo hoje cerca de 2 mil reais, porém o aumento não foi concedido. “Com isso daria para ter mais motoristas porque trabalhamos 18 horas por dia. Baixou a nossa quilometragem, dia de domingo estamos recebendo como meia. Às vezes temos que colocar dinheiro por cima pra o carro poder rodar, falta carro nas estações de transbordo para fazer a alimentação. Está tudo de perna pra cima”, disse.

O presidente da Cooperativa de Vans que fazem parte do SIT, José Vicente, afirmou que a prefeitura já sinalizou que pode chegar a um acordo com os permissionários para que eles prestem o serviço de forma independente à população.

“Aí sim nós vamos poder mostrar um serviço de qualidade e com o passar do tempo renovar a frota, porque atualmente a gente está passando por situações financeiras constrangedoras, mas no decorrer do tempo vamos mostrar nosso serviço com antes”, afirmou José Vicente.