Feira de Santana

O que é um CAC? Saiba o que faz um atirador esportivo e como se tornar um

Em média, o pedido do registro é de 60 dias.

Atirador Esportivo
Foto: Arquivo Pessoal

No último sábado (15), a Polícia Militar apreendeu duas armas de fogo, em Feira de Santana, sendo que uma delas, pertencia à um homem, que se identificou como CAC [Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador].

CAC é uma sigla em que possibilita pessoas físicas o acesso ao Certificado de Registro (CR) através do Exército Brasileiro, para exercerem e praticarem o tiro em um clube registrado.

Acontece que o homem estava portando a pistola em um bar e tentou esconder com o proprietário do estabelecimento.

Mas, para quem deseja ter acesso ao porte legal de armas e praticar como esporte o tiro, é necessário documentos e passos específicos.

Atirador Esportivo
Foto: Arquivo Pessoal

O Acorda Cidade conversou com o Instrutor de armamento e tiro e vice-presidente do 1911 Clube de Tiro de Feira de Santana, Edson Barbosa, que deu detalhes sobre o funcionamento de um clube de tiro, além dos requisitos para se tornar um CAC.

O que faz um atirador esportivo

As armas de fogo, obviamente, não surgiram com propósito esportivo, porém, a prática atualmente está presente até mesmo nos jogos olímpicos. E para se tornar um, é necessário realizar cursos de especialização através de clubes. Feira de Santana também concentra diversos campões de tiro esportivo. De acordo com o instrutor Edson Barbosa, a prática também é regularizada através de lei.

“O tiro esportivo está enquadrado a um esporte formal, previsto na Lei Nº 9.615 de 24 de março de 1998, é uma lei antiga, o atirador é uma pessoa física registrada no Exército, que realiza a pratica regularmente no esporte junto ao clube, então é uma pratica que já trouxe diversas medalhas olímpicas ao nosso Brasil, e hoje Feira tem diversos campeões a nível nacional como Álvaro Neto, Tony Carlos e outros atletas”, disse.

Para se tornar um CAC, é preciso ter no mínimo 18 anos e solicitar à concessão ao Exército Brasileiro, junto a um clube de tiro registrado.

Atirador Esportivo
Foto: Arquivo Pessoal

“A sigla significa Colecionador, Atirador e Caçador. É uma atividade em que pessoas físicas são categorizadas, classificadas junto ao Exército Brasileiro através de Certificado de Registro. Atualmente, para se tornar um CAC, você precisa se registrar junto ao Exército, fazendo um pedido de concessão e Certificado de Registro, que é o documento em que você precisa para retirar o CR. Também é preciso reunir uma documentação exigida e ter no mínimo 18 anos ou obter uma decisão judicial por conta da sua idade. Mas, somente terá acesso a aquisição de um produto controlado que são de armas e munições a partir dos 25 anos. Além, é claro, de estar em dia com a lei para adquirir todo esse material”.

Documentos necessários

Para tirar o registro de Colecionador, Atirador Esportivo e Caçador, além dos documentos de comprovação de pessoa física, é necessário a realização de testes psicológicos e técnicos.

“É uma série de documentos, como comprovante de residência, documento com foto, comprovar renda lícita, moradia fixa, realizar o processo de psicoteste junto a uma psicóloga devidamente credenciada à Polícia Federal e realizar um teste de capacidade técnica, um teste de tiro através de um instrutor também credenciado junto a Polícia Federal. Após todo o embaraço, a documentação é montada através dos serviços de despachantes oferecidos por diversos clubes que faz a junta do processo e envia ao exercito para solicitar o CR de tiro esportivo”.

Atirador Esportivo
Foto: Arquivo Pessoal

Em média, o pedido do registro é de 60 dias. O instrutor ainda destacou que a aquisição de armas também segue um protocolo de níveis.

“A média de duração do processo de aquisição no CR, é uma média de 60 dias, dentre o período de realização dos exames e recebimento de toda a documentação até o resultado e posteriormente um protocolo junto ao Exército Brasileiro, que vai analisar os documentos que foram enviados, confirmar a autenticidade e iniciar a confecção do CR. Uma vez que o cidadão cria o CR, essa pessoa pode adquirir uma arma de fogo através de uma solicitação de compra, um pedido junto ao Exército, especificando a loja que ele comprará e os dados da arma. Hoje, os atiradores são classificados em níveis, 1, 2 e 3, onde cada nível vai determinar a quantidade específica e limite específico de determinadas armas, porém, o atirador, ele tem acesso de arma curta de uso permitido, até armas curtas e longas em calibre restrito”.

Quem é CAC pode andar armado?

Atirador Esportivo
Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com o Instrutor Edson Barbosa, sim. Porém, alguns cuidados são primordiais para garantir a segurança no transporte do equipamento.

“Atualmente, o atirador esportivo ele tem a chamada guia de trânsito. Essa guia dá o direito ao atirador esportivo de transitar, seja em seu veículo ou bolsa, onde ele desejar, devidamente desmuniciado, sem munição e com a munição separada de onde se guarda o armamento. O atirador ele tem o direito ao transporte da arma, nas idas e vindas de acesso ao clube de tiro e nas práticas de treinamento”, frisou.

Com informações da jornalista Iasmin Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários