Acorda Cidade
A 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Feira de Santana realizou um total de 3.353 exames de rua durante o mês de julho deste ano. O balanço inclui os números de exames para 1ª habilitação nas categorias carro e moto, além de mudança de categoria. O levantamento aponta um total de 1.892 candidatos aprovados, o que representa 56,43%, e 1.320 reprovados (39,37%).
O coordenador do órgão, inspetor Silvio Dias, aponta o crescimento do número de cidadãos em busca dos serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas revela preocupação com relação ao número de condutores sem habilitação.
“Notadamente, a procura maior é pelo serviço de 1ª habilitação. Percebemos diariamente na 3ª Ciretran um movimento maior de pessoas interessadas em se habilitarem para conduzir veículos. Mas, ainda é grande o número de pessoas dirigindo desabilitadas. Isso nós percebemos a partir dos dados resultantes das fiscalizações da Polícia Militar”, afirma.
Para a categoria B (carro), foram contabilizados 1.775 exames marcados. Destes, 974 candidatos foram considerados aptos para condução de automóveis. Já 741 foram reprovados e 60 não compareceram à avaliação. O cenário é semelhante na aplicação de prova de rua para candidatos à habilitação para condução de veículos de duas rodas.
O balanço aponta que no universo de 1.393 exames, houve aprovação de 790 condutores e reprovação de 531. O controle de exames ainda aponta 128 indivíduos aprovados para Mudança de Categoria e 48 reprovados.
1ª Habilitação
Para conduzir veículos, os cidadãos precisam passar por um processo de habilitação, conforme previsto em legislação. É necessário dirigir-se ao órgão responsável munido de documentos como RG, CPF, comprovante de residência e saber ler e escrever. A taxa cobrada é no valor de R$ 95,00. Após adquirir o laudo, o candidato será submetido aos exames para avaliação psicológica e de aptidão física e mental.
Em seguida, é preciso procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC's) para realização das aulas de legislação de trânsito e práticas de direção veicular. O candidato será submetido, ainda, aos exames teórico-técnico preliminar sobre legislação de trânsito e, posteriormente, de prática de direção veicular. O processo de candidato à primeira habilitação tem validade de um ano.
A 3ª Ciretran de Feira de Santana está situada na Rua A, Complexo Policial S/N, Conjunto Jomafa. O atendimento para este serviço é realizado das 8 às 16 horas.