Nesta segunda-feira (16), foi realizada no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024.
Entre os destaques, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) foi diplomado como futuro prefeito da cidade, acompanhado de Pablo Roberto, seu vice. Também foram diplomados os vereadores eleitos e reeleitos que irão compor a Câmara Municipal.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Durante a cerimônia, José Ronaldo afirmou ao Acorda Cidade que o anúncio do secretariado deve sair antes do Natal. Já Pablo Roberto comentou que deve decidir sobre o cargo de vice até esta terça-feira (17).
Com a diplomação concluída, os vereadores eleitos assumem o compromisso de representar as demandas da população de Feira de Santana em uma Câmara Municipal que contará com apenas 28% de renovação.
A partir de janeiro de 2025, a nova legislatura enfrentará o desafio de promover avanços e atender às expectativas da sociedade, equilibrando continuidade e inovação. Em entrevista ao Acorda Cidade, os parlamentares destacaram suas perspectivas para uma cidade que será comandada por um prefeito já conhecido pelos edis e pela população.
Muito disputada entre os candidatos, as eleições deste ano tiveram 411 concorrentes para as 21 vagas. Foi uma verdadeira corrida rumo à Casa do Povo.
Eleito pelo Podemos, Gean de Jesus Costa, mais conhecido como Gean Caverna, assume pela primeira vez o cargo de vereador. Após sua segunda tentativa, ele conquistou a vaga na Casa da Cidadania com 4.051 votos.
“A expectativa é só de gratidão, agradecer a Deus, e pode ter certeza que irei honrar a sociedade. Isso foi concessão do povo e de Deus, e irei honrar a família, os amigos, lutando, retribuindo com trabalho pela sociedade de Feira de Santana e pelos distritos. Todo processo eletivo é difícil, mas Deus está no controle e a sociedade nos abraçou.”
Diplomado pelo Partido Liberal (PL), Marcos Carvalhal também comemorou sua vitória. Ele foi eleito com 3.930 votos.
“Muito feliz com esse momento, com esse dia. Foi uma vitória suada. Caminhamos muito pela cidade e o que podemos garantir ao povo de Feira de Santana é muito trabalho, muita dedicação, um trabalho sério, uma gestão participativa e transparente. Conto com a presença do povo na casa, na Câmara de Vereadores, para acompanhar o nosso trabalho, porque nós temos a responsabilidade de fiscalizar o Executivo e elaborar projetos de leis, esses que atendem às necessidades de toda a comunidade”, disse ao Acorda Cidade.
Segundo Carvalhal, durante a campanha ele apresentou 14 projetos que serão defendidos na Câmara, especialmente nas áreas de saúde e esporte, mas outros também serão desenvolvidos ao longo do mandato.
“Vou trabalhar não só para quem votou em mim, mas também para quem não votou. Estamos juntos na construção de uma Feira melhor”, acrescentou.
Outro estreante na Câmara é Ismael Bastos, eleito pelo PL. Para ele, o momento é de enxergar a responsabilidade à frente da vereança da segunda maior cidade do estado.
“Um misto de dois sentimentos, de alegria, porque ser vereador da segunda maior cidade da Bahia, a 33ª do Brasil, enche o nosso coração de alegria. E também um sentimento de responsabilidade. Afinal de contas, estamos tratando de uma cidade muito importante, mas nós estamos nos preparando, tivemos uma breve experiência este ano ainda lá na Câmara, e já deu para nós termos a noção de como funciona o trabalho ali dentro, e nós estamos muito motivados para aprovar projetos importantes para a cidade”, frisou.
Ismael também destacou o apoio das igrejas evangélicas em sua campanha. Ele recebeu 4.968 votos.
“Sou da Igreja Quadrangular, que me abraçou muito, assim como a Igreja Internacional da Graça de Deus e outros ministérios independentes, que também nos abraçaram. Isso foi fundamental para a nossa eleição”, disse ao Acorda Cidade.
Jorge Oliveira, eleito para a legislatura de 2025, relembrou sua trajetória na política. Ele já havia ocupado uma cadeira na Câmara entre 2001 e 2004.
“Quando me elegi em 2000, tomei posse em 2001. Não me reelegi, mas tive três vezes mais os votos que obtive na minha primeira eleição. Fiquei dois períodos sem ser candidato a vereador, tendo em vista uma ajuda que eu fui dar a um grande amigo, que foi Justiniano França, e a eleição passada é que eu perdi, faltaram-me 54 votos, e nesta, graças a Deus, nós alcançamos. Todos os dias, eu e a Câmara de Vereadores, 24 horas por dia, a gente trata de política, principalmente política local. Então, eu nunca estive fora da política.”
Nesta eleição, ele volta à Câmara pelo Partido Renovação Democrática (PRD) com 2.247 votos.
“Esse é o meu sacerdócio, esse é o meu mandato que eu quero dividir com o povo de Feira de Santana, com vocês, principalmente da imprensa, também para fazermos um mandato totalmente diferente e levarmos a sociedade para a Câmara. E a Câmara para a sociedade. Quando nós dizemos que a Câmara realmente é a caixa de ressonância dos problemas de tudo que há na cidade para o nosso município.”
Estiveram presentes na cerimônia os suplentes Albino Brandão, Carlinhos Cabeção, Fabiano da Van, Josivaldo Santana, Paulão do Caldeirão, Mauro de Barros e Pedro Raimundo de Oliveira. Todos também foram diplomados.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram