Gabriel Gonçalves
Foi publicado ontem (1º) pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, novas disposições sobre o Decreto Episcopal a respeito das celebrações e sacramentos.
Confira na íntegra:
Decreto
Numa atitude de acolhimento às disposições do Decreto nº 20.259 de 28 de fevereiro de 2021, do Senhor Governador do Estado da Bahia, sejam retomadas as celebrações, observando quanto disposto no decreto, artigos primeiro e quinto, parágrafo único, a saber:
a) as celebrações aconteçam antes do horário do toque de recolher estabelecido, nos dias 01 a 08 de março pelo governo;
b) respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento adequado e o uso de máscaras;
c) capacidade máxima de lotação de 30% (trinta por cento).
As normativas mais restritivas estabelecidas por algum município do território arquidiocesano, deverão ser cumpridas pelas paróquias nas quais se situam. Salientamos a importância dos meios digitais de comunicação para fazer chegar às famílias a proximidade da Igreja em tempos tão difíceis. Destacamos a necessidade de manter os Templos abertos para a oração pessoal do povo. As situações particulares, que não se enquadrem neste decreto, sejam resolvidas a luz do juízo prudencial de cada pároco local, que tendo presente a salus animarum, (a salvação das almas), procure fazer o melhor possível. Escutemos o apelo do Papa Francisco, que na sua mensagem para o tempo litúrgico atual, convida-nos a "viver uma Quaresma de caridade [o que] significa cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da Pandemia de Covid-19". Que São José, cuja memória celebramos neste mês, possa nos valer neste momento que atravessamos.
Dado e passado na Cúria Arquidiocesana em 01 de março de 2021.