Feira de Santana

Novo CMDI é inaugurado em Feira de Santana; unidade vai atender em média 250 pessoas por dia

O local passa a se chamar Centro Médico de Diagnóstico por Imagem - CMDI Baraúnas II - Antônio Lázaro Silva.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Novo Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (28). A unidade fica localizada na Rua Pojuca, bairro Baraúnas, em Feira de Santana e, deve realizar, em média, 250 atendimentos por dia. A entrega do novo espaço fez uma homenagem ao ex-deputado, cantor e compositor, Irmão Lázaro, que faleceu em 2021 devido às complicações da covid-19.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Agora a unidade passa a se chamar Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem – CMDI Baraúnas II – Antônio Lázaro Silva.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Participaram da solenidade autoridades públicas municipais, gestores da saúde e convidados, como a viúva de Irmão Lázaro, Vânia Silva.

Ao Acorda Cidade ela comentou os incentivos ainda em vida, que Irmão Lázaro depositou na cidade, como uma verba para o novo CMDI ll.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Novo CMDI é inaugurado
Vânia Silva | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Me sinto muito honrada, muito feliz em participar desse momento, dessa homenagem mais que merecida. Lázaro viveu em função de pessoas, era o objetivo de vida dele, se ele vivesse 100 anos seria ajudando pessoas. E é muito bom saber que mesmo ele não estando aqui, o que ele fez, ficou, e as pessoas ainda conseguem ser ajudadas através da intenção e da atitude que ele teve como deputado federal e como cidadão que adotou Feira de coração”. 

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, também participou do ato de entrega. Em entrevista ela falou sobre o aumento na capacidade dos serviços que já eram oferecidos pelo CMDI.

“É uma estrutura ampla, a gente vai ter eletrocardiograma, endoscopia, ultrassom, raio-x, mamografia, densitometria, endoscopia, pequena cirurgia. Então é uma estrutura onde a gente vai estar atendendo em uma média de 250 pacientes por dia. Com certeza é uma capacidade importante para a gente ampliar esse serviço em toda a rede própria do município de Feira de Santana”.

Novo CMDI é inaugurado -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A presidente também falou sobre o CMDI l, localizado na Avenida Maria Quitéria, que deve passar por reformas. A unidade vai se tornar um Centro Especializado de Saúde do Homem. As duas unidades terão os agendamentos marcados via regulação municipal.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“No mês de setembro a gente vai fazer uma reestruturação naquela unidade, ela vai precisar de manutenção em algumas salas, pintura, adequação elétrica, hidráulica. E aí a gente vai reabrir ela só para a saúde do homem com esse agendamento via central. Todas essas duas unidades já estão atualizadas no sistema da Central de Regulação, então os agendamentos já vão sair para a CMDI l e CMDI ll, com o endereço certinho”.

O prefeito Colbert Martins também comentou sobre o novo centro especializado na saúde do homem. “A gente vai separar agora dando mais ênfase na saúde do homem, principalmente câncer de próstata e câncer de pele para que os homens possam também ter uma cobertura mais adequada”.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Colbert, o ex-deputado aplicou em emendas mais de um milhão na unidade. De acordo com o prefeito, o município também investiu cerca de um milhão e meio em equipamentos.

“Nós vamos ampliar as nossas ações cada vez mais dando espaço para que a tecnologia chegue aonde tem que chegar, não é as pessoas chegarem até a tecnologia, então nós temos que trazer do mesmo jeito que o Hospital Feira de Santana vai ser, completamente tecnológico, utilizando o máximo possível de tecnologia para poder a gente agir”.

Novo CMDI é inaugurado
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista coletiva, o prefeito ainda respondeu à alegação sobre a falta de pagamentos a funcionários que estão há mais de dois meses sem receber ticket de refeição, entre outras reivindicações que tem acontecido recentemente. 

“Estamos pagando. Agora eu acho que as pessoas que reclamam tem direito de reclamar, inclusive, até a ideia de não trabalhar, essas pessoas que estão recebendo não precisam agir dessa forma. De qualquer forma, essas reclamações são interessantes porque nós estamos pagando sim e as empresas estão recebendo. Interessante que nesse período eleitoral, as queixas estão aparecendo de uma forma que eu estou estranhando muito também”.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram