A Clínica-escola de Medicina Veterinária da Unifat, em Feira de Santana, realiza até o dia 22 de novembro, uma campanha de castração para cães e gatos machos a um valor social, oferecendo uma oportunidade para que tutores de animais contribuam com a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação de maneira acessível. A castração é uma prática importante não apenas para o controle populacional, mas também para a prevenção de doenças e para o aumento da qualidade de vida dos animais.
De acordo com o médico veterinário Reinilson Amorim, a campanha é realizada em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado a prevenção e conscientização do câncer de próstata. Segundo ele, assim como os seres humanos, os animais também podem ser acometidos por essa doença. Ele explicou como serão os procedimentos.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
“A gente faz exames pré-operatórios para ver como está a saúde desse paciente. É um procedimento cirúrgico e a gente faz com a maior segurança possível para melhorar a qualidade de vida desse animal. O paciente precisar estar em jejum entre seis e oito horas para prevenir qualquer tipo de intercorrência. Após a realização do procedimento, o animal é medicado e uma receita é encaminhada ao tutor com a explicação, conforme o protocolo realizado pela cirurgiã e pelo anestesista. Depois o animal retorna para avaliação e retirada dos pontos”, informou.
Segundo o médico, campanhas como essa são muito importantes porque muitas vezes o tutor não tem condições financeiras para fazer o procedimento em clínicas que cobram um valor mais alto. “A gente consegue cobrir esses valores e abranger um público maior”, afirmou.
A coordenadora administrada da clínica-escola de veterinária, Marília Lima, destacou que o principal objetivo da campanha de castração no mês de novembro é conscientizar a população da importância da castração em machos, tendo em vista que animais machos também têm câncer.
“Nesse mês estamos priorizando os machos nessa campanha devido ao câncer de próstata. Com a campanha, a gente pretende garantir mais qualidade de vida ao animal e com preço acessível”, afirmou.
Critérios e valor
Entre os critérios para participar da campanha de castração está a realização dos exames pré-operatórios, que já estão inclusos no valor social cobrado para a realização da castração, que é R$ 200. Além disso, o animal precisa ter raça indefinida, que são os cachorros conhecidos como vira-lata.
A Clínica-escola de Medicina Veterinária da Unifat está localizada na Rua Bernardino de Oliveira Bastos, nº 143, Ponto Central, no fundo do anexo 4 da Faculdade Anísio Teixeira. Informações através do número 75 3025-6216.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram