Gabriel Gonçalves
No início deste ano, o prefeito Colbert Martins já tinha anunciado que somente após a finalização do Projeto Novo Centro em Feira de Santana, que a Zona Azul (estacionamento rotativo) será implantada.
Na manhã de quarta-feira (22), em entrevista ao Programa Acorda Cidade, o gestor municipal, informou que o processo licitatório já está em andamento, mas será preciso verificar novamente o quantitativo de vagas, após as reformas do centro da cidade.
"A nossa Zona Azul já está em andamento com a licitação, houve mudanças sobretudo no quantitativo de vagas no centro da cidade que diminuíram em virtude do alargamento dos passeios, então nós realizamos novas quantidades de estacionamentos, sejam na Presidente Dutra, João Durval, Maria Quitéria e outras paralelas como a Getúlio Vargas", explicou.
Após as mudanças feitas pelo Projeto Novo Centro, muitos taxistas ficaram sem o devido ponto de parada. De acordo com o prefeito, essa situação também será verificada pela gestão.
"Diferente dos carros de aplicativo, os taxistas ficam parados em pontos específicos, e quase em sua totalidade no centro da cidade. Vamos ter que realocar estes espaços, verificar como podemos fazer, já que hoje é perceptível também que o sistema do táxi está funcionando de forma híbrida, funciona ali no ponto de táxi, mas também funciona através de aplicativo. O mais importante nesse momento é priorizar no que diz respeito ao deslocamento das pessoas e iremos verificar o que é possível, mas ali por exemplo na Marechal Deodoro, são 49 vagas de táxi, a maior quantidade de vagas por rua aqui em Feira de Santana, e não poderá continuar desta forma, vamos ter que realocar estes profissionais", disse.
Sistema de aplicativos em Feira de Santana
De acordo com o prefeito Colbert Martins, será preciso aplicar regulamentos nos serviços de carros por aplicativo na cidade. Segundo ele, muitas cidades já estão utilizando esse método de identificação dos veículos.
"Hoje nós queremos regulamentar essa questão de aplicativo na cidade, porque a gente não sabe quem são os aplicativos. A pessoa entra aqui no celular, chama o aplicativo, e vai para onde quiser, mas queremos fazer, como está sendo feito em outras cidades, para a gente saber quem é, como trabalha, qual o carro que está trabalhando, trabalha deslocando pessoas, mercadorias, essas coisas. Inclusive, tem muita gente fazendo esse tipo de trabalho agora, tem uma empresa aqui na BR-324 que no dia do Black Friday, tinham cerca de 300 veículos de aplicativo, saindo distribuir pacotes pequenos. Então, esses motoristas ficam observando o que pode ser mais vantajoso. O nosso secretário Saulo está chegando de Belo Horizonte, estamos estudando também uma nova opção, que é o aplicativo em ônibus, esse processo já existe em Goiânia, em Fortaleza e estamos estudando para trazer aqui para Feira de Santana também", pontuou.
Transporte Coletivo em Feira de Santana
Ao Acorda Cidade, o prefeito Colbert Martins, destacou que a gestão está fazendo o possível para manter a frota em funcionamento, mas enfatizou a queda do número de passageiros desde o início da pandemia.
"Nós estamos tentando manter o transporte coletivo funcionando. Tínhamos em torno de 100 mil passageiros por dia antes da pandemia, e esse número caiu para 45 mil, até que no mês de novembro, tivemos um aumento para pouco mais de 50 mil passageiros por dia. Infelizmente, com o preço do combustível só subindo, 70% do diesel não há como manter um equilíbrio. Estamos fazendo um esforço e lá em Vitória da Conquista o sistema mudou muito, principalmente na questão do aluguel dos ônibus em que a prefeitura banca cerca de R$ 3 milhões todos os meses. A prefeita inclusive até baixou o preço para R$ 2 milhões, e fica uma beleza, mas infelizmente é uma situação que não há milagre e estamos nos esforçando cada vez mais", afirmou.
Para divulgar as ações do Shopping Popular Cidade das Compras, a prefeitura está viabilizando linhas de ônibus e vans, como forma de aumentar a circulação de clientes no entreposto comercial. Questionado sobre as mudanças que devem ocorrer na Avenida Olímpio Vital com o possível congestionamento dos veículos, o prefeito explicou que as vans estarão no local, apenas no momento do desembarque, pela manhã, e no momento do embarque, final da tarde.
"Essa mudança que estamos propondo, vai funcionar ali na lateral da Olímpio Vital. Incialmente, essas vans irão vir de outras cidades, distritos, trazendo as pessoas para Feira de Santana, mas em sua maioria, são pessoas que trabalham no centro comercial da cidade, logo elas chegam pela manhã e só retornam no final da tarde. Sendo assim, esses veículos ficarão estacionados ali no Shopping Popular, onde tem uma proximidade com o centro da cidade, com a Marechal Deodoro e outras vias", explicou.
BRT
Funcionando ainda em fase experimental, o sistema de BRT passará a funcionar de forma definitiva, e segundo o prefeito Colbert Martins, as estações que estão desativadas, terão o devido funcionamento.
"Nós fizemos questão de manter o sistema do BRT funcionando de forma experimental, e agora nós iremos implementar de forma permanente, incluindo as estações de integração. Iremos ampliar o BRT, além da zona norte para a zona sul da cidade, todas as estações serão ativadas como estações normais de integração, para que possamos ocupar estes espaços públicos e que são importantes, precisam ser mantidos, inclusive, iremos fazer uma uma licitação para que todas as estações, inclusive os terminais de transbordo, seja o Central, Sul do bairro Tomba e o Norte do bairro da Cidade Nova, tenham uma exploração comercial e de manutenção", concluiu.