O antigo prédio da Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio (Ecassa) de Feira de Santana começou a ser demolido no último fim de semana com a expectativa de que uma rede de supermercados será implantada no lugar, localizada na Avenida Presidente Dutra. As atividades educacionais foram suspensas no terreno que pertence à Ordem dos Frades Capuchinhos.
De acordo com informações obtidas pelo Acorda Cidade, o grupo responsável pela administração do novo supermercado será a DMA, detentora de várias bandeiras do ramo de varejo alimentício do Brasil.
Sobre o projeto, a reportagem do Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (14), conversou com um dos antigos diretores do colégio e atual superintendente da Fundação Santo Antônio, frei Jorge Rocha.
Ele esclareceu que o prédio onde ficava a tradicional escola do Ecassa foi negociado entre as partes e arrendado. Porém, o colégio continua funcionando na Rua Cônego José Cupertino de Lacerda, s/n, bairro Brasília. Organizado pela Ordem dos Frades dos Capuchinhos, o antigo Ecassa foi um espaço educacional de tradição da cidade.
“Em todo momento, o governo do estado fez conosco um contrato de cessão de salas e honrou todos os compromissos, pagou tudo que deveria ter sido pago e depois resolvemos dar outra finalidade a este terreno que foi demolido”, declarou o frei Jorge Rocha.
Sobre o novo empreendimento que será construído no local, o frei confirmou que um novo supermercado vai ocupar o lugar. Inclusive, de uma rede que ainda não existe no município.
“Ao que tudo indica será construído um empreendimento no ramo dos supermercados, esse é o empreendimento que até o momento temos conhecimento e interesse. Vai entrar certamente um grupo novo que não tem em Feira de Santana e que serão nossos clientes”, afirmou.
A nova rede iniciou as demolições e a previsão é que o prédio seja construído em tempo recorde. Além da escola, a Unidade de Saúde do Cassa também será demolida. Segundo o frei, a Prefeitura de Feira de Santana pretende instalar o novo espaço vizinho à Rádio Sociedade News.
“O prefeito já encontrou um novo local, no mesmo bairro, onde funcionará o posto de saúde. Na verdade, ela não vai deixar de existir, apenas vai mudar de local. Essa é a perspectiva e é para isso que estamos lutando e o prefeito Colbert está empenhado em manter este posto na localidade”, relatou.
Em mais detalhes da negociação, o frei Jorge Rocha explicou que um contrato entre a Ordem e a rede de supermercados está sendo pleiteado, visando garantir a subsistência e exploração de ambas as partes.
“A província tem muitos gastos e a gente precisa desses elementos, senão a gente vai sucumbir e não consegue honrar os nossos compromissos”, afirmou.
Com a conclusão das obras, a previsão do frei é que o supermercado passe a funcionar ainda este ano.
Além disso, frei Jorge Rocha ressaltou que todo o processo de reordenamento da escola e as negociações para que isso ocorresse foi acordado entre as partes e reorganizado com muita responsabilidade.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram