Mobilidade Urbana

Nova operação do BRT-2 é entregue com 20,5 km de extensão e 14 ônibus articulados

Autoridades municipais estiveram presentes nas estações e percorreram os trajetos que os novos veículos vão realizar.

BRT -2 - ônibus articulados
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (18), foi inaugurada a linha do BRT-2 (Bus Rapid Transit) de Feira de Santana. A nova operação do transporte público atenderá os passageiros nas avenidas Ayrton Senna, Iguatemi, João Durval Carneiro e parte da Getúlio Vargas. O projeto conta com 20,5 km de extensão nos principais corredores da cidade. São 14 ônibus articulados, equipados com ar-condicionado e espaço acessível para até dois cadeirantes, que atenderão cerca de dois mil passageiros por dia.

BRT -2 - ônibus articulados
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Dois ônibus convencionais da empresa São João também integram a operação, realizando as linhas Jomafa/HGCA e 02-Shopping Boulevard via Terminal Sul pelo modal FeiraMOB.

Autoridades municipais estiveram presentes nas estações e percorreram os trajetos que os veículos vão realizar. Entre eles, estavam o prefeito de Feira, Colbert Martins, e o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro.

BRT -2 - ônibus articulados
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, Colbert Martins explicou que o serviço foi realizado em parceria com as empresas privadas Rosa e São João, e destacou que gostaria da participação de outros poderes (estadual e federal) no subsídio dos investimentos.

Segundo o prefeito, ainda é necessário mudar a infraestrutura da cidade, bem como seu comportamento, para que o BRT possa operar com 100% de eficiência.

BRT -2 - ônibus articulados
Colbert Martins | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Temos que mudar todo o sistema semafórico da cidade. As sinaleiras são antigas. Estamos comprando sinaleiras inteligentes. Feira de Santana precisa ser cada vez mais adequada para convivermos com os transportes privados e públicos. Digo também da necessidade de melhorar a relação com motos que não obedecem à sinalização e pessoas que usam seus carros e jogam lixo nas ruas”.

Colbert também destacou que está sendo discutida a compra de mais 12 ônibus elétricos. Atualmente, a cidade deve contar com 20 ônibus operando no BRT 1 e 2, além de 150 veículos convencionais, segundo o prefeito.

“Em Feira, circulam cerca de 30 mil quilômetros por dia. Nós temos uma zona rural que também precisa ser atendida. É necessário que avancemos para que tenhamos mais pavimentação nas estradas rurais”.

BRT -2 - ônibus articulados
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Sérgio Carneiro informou ao Acorda Cidade que o BRT-2 é um complemento do BRT-1, destacando que a nova operação vai atender cada vez mais trabalhadores, sendo a maior linha do sistema.

Sérgio Carneiro
Sérgio Carneiro | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Agora fizemos uma extensão do BRT-1, que saía do terminal central até o terminal da Noide. O prefeito fez uma obra na saída do terminal da Noide para que os ônibus pudessem acessar a rua Tobias Barreto e já integrar a linha na Artêmia Pires até o Jardim Brasil. Foi determinada a duplicação da Artêmia Pires, o que trará um fluxo maior de trabalhadores e usuários. O BRT-1 estendido sai do terminal central, passa pela Avenida Getúlio Vargas, sobe o viaduto duplicado, segue pela Noide Cerqueira, entra no terminal da Noide, sai na Tobias Barreto, percorre a Artêmia Pires, vai até o Jardim Brasil e retorna. É a maior linha urbana do nosso sistema, com 27 quilômetros de ida e volta”.

BRT -2 - ônibus articulados
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O secretário de Mobilidade destacou que muitas estações foram vandalizadas, mas que os equipamentos foram recuperados e entregues à população.

“São 274 viagens, 14 ônibus que transportarão, em média, 2 mil pessoas por dia. O BRT-2 vai atender vários bairros, como Conceição l, ll e lll, Conder, Alto do Papagaio e Mangabeira. O prefeito Colbert terminará seu mandato com mais de 47 quilômetros de linhas de BRT”, afirmou o secretário.

BRT -2 - ônibus articulados
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O BRT de Feira de Santana custou R$ 88.393.551,97, com 21,31% dos recursos destinados a obras de drenagem, 32,48% à construção de túneis (trincheiras), 3,50% à elaboração e montagem do Centro de Controle Operacional (CCO), 11,48% aos terminais de transbordo (Pampalona, Ayrton Senna e Noide Cerqueira), 5,95% à construção de novos abrigos e estações BRT, e 25,28% à infraestrutura dos corredores Getúlio Vargas e João Durval Carneiro.

No total, são quase 50 km de extensão. O secretário acrescentou que a obra foi direcionada para cobrir diversos setores da mobilidade urbana.

“Na verdade, foram usados 88 milhões, 12% a menos do que o previsto, para fazer a trincheira da Avenida Getúlio Vargas com a Maria Quitéria. Essa é uma obra de mobilidade urbana por onde passam mais de 30 mil carros por dia. Foi feita uma drenagem central espetacular, um canal linear subterrâneo, que permitiu a requalificação do projeto Centro. Feira de Santana é resultado do trabalho de vários administradores, de várias pessoas, feito a muitas mãos, por quem ama esta cidade”, acrescentou Sérgio Carneiro.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

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Marcos Lima

BRT KKKKKK, o GOLPE TÁ AI, CAI QUEM QUER. ISSO NUNCA FOI BRT, NÃO PRECISA NEM IR EM CURITIBA PRA CONHECER UM BRT DE VERDADE, BASTA IR AQUI DO LADO EM SALVADOR

Última edição 43 minutos atrás por Marcos Lima
Jorge

BRT 😂 🤔 😂

Jorge

BRT 😂😂😂

Fabio Luiz

Acorda povo feirense, isso é política baixa!!!!

Roberval

Mais uma atitude *** desse grupo que a mais de 20 anos destrói a cidade.
Um sistema que nunca funcionou, mal projetado e agora vem com “tal” inauguração.

BETO LOBO

O golpe tá aí, cai quem quer…

José Raimundo

Ônibus usados que outras cidades descartaram. Novos, nem pensar.

Ana

me poupe! ontem ele tirou todos os brt da conder pra participar dessa palhaçada!

Hadassa Lopes

horrível a linha para quem estuda na FTC, colocar um BRT minúsculo.. fora que as pessoas estavam descendo pelo outro lado do ônibus devido a falha ao embarque e desembarque.. estamos descendo na esquina do Zilda, correndo risco de sermos assaltados a noite! Quisessem colocar BRT, que colocassem uma linha de BRT que contemplasse uma grande quantidade de alunos e trabalhadores!!!! VISTO QUE É UM HORÁRIO (NOITE) ONDE TRABALHAR ADORES VOLTAM PARA OS SEUS LARES, E ESTUDANTES QUE VÃO A UNIVERSIDADE!

Alexandre Nepomuceno

Só que isso não é um BRT, é um ônibus articulado.BRT precisa de pistas exclusivas.

hadassa lopes

exatamente, por ser articulado deveria ter pistas exclusivas! competimos com o trânsito!

Pedro Henrique

Os gestores deveriam ter vergonha de chama isso de BRT

Marcio Borges

Eu vi essa mesma situação a 4 anos atrás, até quando viveremos neste engôdo?
É só chegar a época das eleições que tudo se repete, Feira não merece isto, um dos piores prefeitos que Feira de Santana-Bahia já teve.

Alexandre Nepomuceno

É cada contorcionismo que eu vejo, onde já se viu BRT sem pista exclusiva? BRT 2, sem o 1 nem ter funcionado de fato.

Ede

So engana tonto quem usa transporte público sabe o sofrimento que passa

Vejo tudo

Eles devem ter sentido um pouco do que o usuário diário irá sofrer. Da mangabeira X centro mais de 10 paradas. Na João Durval não existe recuo e os largatoes vao parar no meio da via obstruindo uma faixa sendo que existem veículos estacionados noutra. Restando penas uma para os demais de virarem. Parabéns aos pintores e chapistas que fizeram à maquiagem nos ônibus 👏