Feira de Santana

Nova linha do BRT passa a interligar 27 km do Centro ao bairro Jardim Brasil

O trajeto inclui as estações BRT/Getúlio Vargas, a avenida Artêmia Pires e alcança o bairro Jardim Brasil e vários condomínios.

BRT Feira de Santana
Foto: Andrews Pedra Branca

A nova linha BRT 007 começou a atender os usuários do transporte público, interligando o Terminal Central ao bairro Jardim Brasil, em Feira de Santana. Com 27 km, o itinerário é um dos mais extensos do sistema de mobilidade urbana coberto pelo Bus Rapid Transit (BRT).

“A proposta de expansão gradual do BRT é transportar mais passageiros com conforto e agilidade, especialmente em longas distâncias”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Sérgio Carneiro.

A linha BRT007/Jardim Brasil, que passa pelo Terminal Noide Cerqueira e o Terminal Central, utiliza ônibus articulados com capacidade para 148 passageiros, equipados com ar-condicionado, e faz parte da frota da concessionária São João.

Além do Terminal Central, o trajeto inclui as estações BRT/Getúlio Vargas, a avenida Artêmia Pires e rapidamente alcança o bairro Jardim Brasil e os condomínios Reserva Paraty, Dhama I e II.

Sérgio Carneiro informou que foram realizadas intervenções estruturais no Terminal Noide Cerqueira, incluindo a construção de um novo acesso pela avenida Tobias Barreto, o que melhorou o fluxo dos ônibus e acelerou a chegada à Artêmia Pires. Semáforos também foram instalados nos acessos ao terminal.

Cittamobi

Os passageiros podem utilizar o Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, para consultar horários de ônibus, rotas alternativas e receber alertas sobre desvios e interrupções.

O app também oferece o Cittamobi Acessibilidade, projetado para garantir segurança e autonomia a usuários com deficiência visual. Ele é compatível com leitores de tela, possui ajuste de contraste, e permite a criação de rotas e pontos de referência personalizados, promovendo uma experiência inclusiva.

“O Cittamobi Acessibilidade oferece funcionalidades padrão do Cittamobi, além de sistema de GPS e modos operacionais para uso em embarques, desembarques e deslocamentos, com detecção de obstáculos”, explica Sérgio Carneiro.

O aplicativo, gratuito, utiliza comandos de voz e o recurso VoiceOver, oferecendo previsões em tempo real, orientação ao longo do trajeto e a criação de pontos de referência. Todas as funções são ativadas por comandos de voz e contam com suporte de assistente virtual.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários