Logo nas primeiras horas da manhã, nesta quinta-feira (21), uma longa fila chamou a atenção de quem passou pela Rua Castro Alves. O Hospital de Olhos de Feira de Santana (Hcoe) promoveu um grande mutirão oftalmológico. No próximo sábado (23), também terá ação especializado em Glaucoma.
A ação está atendendo pacientes de todo o estado, com foco em cirurgias de catarata, pterígio, limpeza de lentes e revisões pós-operatórias. Coordenada por Bárbara Ana, a iniciativa deve beneficiar cerca de 1.800 pessoas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Ao Portal Acorda Cidade, Bárbara contou que serão realizados, apenas nesta quinta-feira, em torno de 400 a 500 atendimentos. O mutirão conta com uma equipe de 37 profissionais.
Segundo ela, desde janeiro, o hospital tem realizado ações como essa, já contabilizando mais de 5 mil atendimentos este ano. “Essas pessoas foram operadas e, graças a Deus, conseguiram uma visão de vida diferente”, contou.
Além de atender Feira de Santana, o mutirão recebe pacientes de todos os municípios da Bahia, por conta do convênio com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Bárbara explicou que a demanda é grande, por isso a organização começou cedo para evitar tumultos.
Somente nesta quinta, a reportagem encontrou pacientes de Jaguaquara, Serrinha, Ichu, Água Fria, entre outros municípios.
“Começamos às 5h30 da manhã. Eu já tenho uma equipe aqui a postos, e a gente já coloca justamente no ginásio para que a gente consiga acolher e atender todo mundo, de forma que não fique essa sensação de que está muito cheio, muito desorganizado, mas, graças a Deus, a gente consegue terminar isso cedinho”, disse. Os atendimentos devem seguir até o último paciente ser avaliado.
Da cidade de Lamarão, a reportagem do Acorda Cidade encontrou Dioclecio dos Santos Souza e Ana Cerqueira, que estavam aguardando atendimento. Eles chegaram por volta das 6h.
Assim como Dioclecio, muitos pacientes passaram por cirurgia e estão participando do mutirão para realizar a revisão. Do município de Maracás, a cerca de 230 km de Feira de Santana, Ingrid Ribeiro veio acompanhada da mãe, Simone Ribeiro.
“Saímos às 2h30 da manhã e chegamos às 6h. O atendimento está ótimo. Fiz minha cirurgia em 29 de outubro e hoje estou aqui para revisão”, contou Ingrid.
Mutirão de Glaucoma
O mutirão de hoje inclui triagens, revisões de 30 dias para quem realizou cirurgias no mês anterior e procedimentos de catarata e pterígio, além disso, um mutirão exclusivo para investigação de glaucoma, está programado para sábado (23), a partir das 7h.
A iniciativa é promovida pelo Hcoe, com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
O atendimento é voltado para pessoas acima de 50 anos ou já diagnosticadas com glaucoma. Será ofertado atendimento a 150 pessoas para avaliação e prevenção da doença. O glaucoma, causado pelo aumento da pressão ocular, não tem cura e, se não tratada, pode levar à cegueira.
Para participar, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS — todos acompanhados de cópias. As avaliações ocorrerão na Oftalmed, localizada na Rua Leolinda Bacelar Lima, nº 37, bairro Kalilândia.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram