Feira de Santana

Mutirão do Detran - BA atende cerca de 80 pessoas com deficiência em Feira de Santana

A programação foi realizada na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada no conjunto Jomafa.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Departamento Estadual de Trânsito do estado da Bahia (Detran – BA) promoveu nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, em Feira de Santana, um mutirão para Pessoas com Deficiência (PcD) tirarem ou renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A programação foi realizada na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada no conjunto Jomafa, e contou com a presença de cerca de 80 pessoas nos dois dias.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Maria Jeane Oliveira, que faz parte da coordenação do Detran – BA, destacou a importância do mutirão, como forma de beneficiar para que pessoas não se desloquem de tão longe, para realizarem as perícias médicas.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Desde ontem estamos aqui, já atendemos uma boa demanda de pessoas que estavam aguardando por esta perícia médica, posso dizer que é uma satisfação do Detran Bahia está participando aqui na 3ª Ciretran, deste movimento que é muito importante. Em Salvador nós temos periciais de segunda a quinta, então a gente atende a demanda do estado inteiro. Trouxemos este mutirão para Feira de Santana, justamente para fazer com que as pessoas não se desloquem até Salvador, a gente entende a questão dos custos. Queremos agilizar, facilitar, fazer com que as pessoas que necessitam, tenham também em mãos, a sua CNH”, afirmou.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, o médico perito Jean Cavalcante Silva também parabenizou esta ação realizada pelo Detran. Ele listou algumas cidades, onde o mutirão já foi promovido.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Depois da direção do Dr. Max Passos na Diretoria de Habilitação e Dr. Rodrigo Pimentel na Diretoria do Detran, foi criado estas bancas regionalizadas para as cidades do interior. Nós já fomos para Barreiras, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Itabuna, Cruz das Almas e Feira de Santana está sendo contemplada pela segunda vez. No primeiro dia nós fazemos o exame da perícia e no segundo dia, é o exame de rua”, explicou.

De acordo com o médico, existem diversas situações que podem tornar uma pessoa com deficiência física, mas que não impedem de conduzir um veículo.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje nós temos várias condições de pessoas com deficiência, eu digo até que as pessoas sem as duas pernas, podem se tornar carreteiras, podem ter habilitação na categoria E, pois é só colocar no câmbio manual, tudo na mão, assim como acelerador, embreagem, freio, tudo pode ser feito pela mão. Iniciamos hoje o exame de rua, a maioria das pessoas que fizeram o exame ontem foram habilitadas e, sendo aprovadas, dentro de poucos dias terão em mãos as suas habilitações”, concluiu.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Balbino Souza Pereira foi um dos candidatos que participou do mutirão. Morador da cidade de Ibirapitanga, ele contou ao Acorda Cidade que já tinha feito a perícia em Itabuna, mas por falta de carros adaptados, foi necessário o deslocamento para Feira de Santana.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu sou da região sul, Ibirapitanga. Moro no distrito de Itamarati, às margens da BR-101. Fiz o exame aqui da baliza, acho que foi tranquilo, até porque durante as aulas, a gente aprendeu muito com os instrutores, que são simpáticos e tranquilos para nos fornecer os instrumentos necessários para a prática da direção. Itabuna tinha uma banca examinadora, depois tiraram a banca de lá e ficamos esperando a oportunidade. No entanto, eu fiz lá a prova lá na cidade de Itabuna com a banca de Salvador, mas por falta de carros adaptados na autoescola de Itabuna, eu tive que vim para Feira de Santana para fazer as provas práticas aqui”, concluiu.

Mutirão do Detran
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários