Neste sábado, dia 6 de maio, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) promoverá um evento voltado para a pediatria, com o objetivo de diminuir a demanda reprimida e garantir um atendimento de qualidade para as crianças que precisam desses serviços.
A ação será realizada no ambulatório do complexo materno infantil do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, e atenderá crianças previamente agendadas das 8h às 12h. As agendas foram estabelecidas com base nos limites de atendimento de cada profissional.
Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, a ideia do evento é atender as demandas reprimidas, ou seja, aquelas especialidades mais procuradas na unidade.
“A Fundação Hospitalar já promoveu algumas ações aos sábados, por exemplo na área de saúde da mulher, na parte específica de planejamento familiar, e para este sábado a gente levantou uma procura maior na área de pediatria e especialidades como neuropediatra, ortopedista pediátrico, fizemos esse levantamento e estamos fazendo esse mutirão pré-agendado e no sábado teremos o atendimento para aquelas crianças que estão agendadas”, explicou Gilberte ao Acorda Cidade.
Com a estimativa de realizar 150 atendimentos pela manhã, a Fundação tem a intenção de tornar esses mutirões permanentes.
“Quando finalizar o mês de maio a gente vai fazer um levantamento de outras especialidades para atender essa demanda. A gente vem fazendo isso para diminuir a demanda reprimida. Esse mutirão de sábado com pré-agendamento não é exclusivo para o Hospital da Mulher. Há uma demanda reprimida de especialidade como a de pediatra, mas temos uma demanda muito grande de outras especialidades, por exemplo, na área de ginecologia, nós temos uma procura muito grande, assim como Planejamento Familiar, que temos todas as sextas-feiras. Então a gente já fez um levantamento e vamos precisar abrir mais um dia para atendermos a demanda. A gente tinha quatro pediatras, de segunda a sexta, que atendem no ambulatório, agora já temos cinco, pela demanda grande de pediatria”, pontuou.
Gilberte destacou também que um espaço no Hospital da Mulher está sendo procurado para um novo ambulatório, por já não comportar o grande número de atendimentos.
O atendimento pediátrico contará com as seguintes especialidades:
- Pediatria;
- Neuropediatria;
- Ortopedista Pediátrico;
- Fisioterapia Infantil;
- Cirurgião Pediatra.
Durante o evento, serão seis profissionais atendendo com limites de atendimento específico para cada especialidade. Além disso, uma equipe de fisioterapia pediátrica estará disponível para atender as crianças.
“Os profissionais estabelecem. Por exemplo, neuropediatra atende até 25 pacientes, pediatria até 30 pacientes, então cada profissional estabelece a sua agenda e a gente passa a agenda conforme é determinado de limite por cada profissional. Ao todo serão seis profissionais e também uma equipe de fisioterapia pediátrica que teremos no sábado”, concluiu.
Para acessar os atendimentos é necessário realizar o pré-agendamento no ambulatório. Para mais informações, entrar em contato através do número: (75) 3602-7153.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram