Centenas de pessoas compareceram, na manhã desta quinta-feira (23), para um mutirão gratuito de oftalmologia realizado pelo Hospital de Olhos (Hcoe), em Feira de Santana. Uma grande fila foi formada nas imediações da unidade, localizada na Rua Castro Alves e reuniu pacientes de várias cidades para a realização de consultas e cirurgias na visão.
Diante da grande quantidade de pessoas, o ginásio do Colégio Castro Alves está sendo utilizado para acomodar os pacientes. O Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas.
Rita Azevedo reside em Feira de Santana e veio acompanhar o esposo para uma cirurgia. Segundo ela, é a primeira vez que a família participa do mutirão, mas que já é perceptível a organização e atenção dos profissionais para a realização dos procedimentos.
“Vim acompanhar meu esposo porque ele tem uma cirurgia aqui. É a primeira vez que ele participa, mas está bem organizado, o pessoal é super educado e atencioso com todas as pessoas aqui. Estamos aguardando o atendimento. São cirurgias de catarata, pterígio e revisão”, disse.
José Júnior da Cruz Santana é vaqueiro e mora em Nova Soure. Ele chegou por volta das 5h30 para realizar a cirurgia de pterígio (retirada da carne no olho). Questionado sobre a expectativa do procedimento, ele enfatizou que está confiante já que o problema na visão traz muitos incômodos.
“Vim retirar a carne no olho, tem me incomodado muito, eu sinto como se o olho estivesse com areia. Vim de Nova Soure para fazer o procedimento, estou aguardando confiante”, contou.
Maria Eudes, que veio do município de Cipó também vai realizar a cirurgia de pterígio. Ela também aproveitou para falar sobre o problema na visão.
“Me incomoda muito a carne no olho, estou aqui para me livrar desse problema”, relatou.
O Acorda Cidade também conversou com Ana Bárbara Santos, coordenadora de projetos do mutirão de oftalmologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com ela, mais de 30 cidades participam dos procedimentos que estão divididos em duas etapas.
“Realizamos aqui por mês dois momentos de atendimento. No primeiro momento a gente faz as triagens de pacientes com indicação de cirurgia de catarata ou de pterígio e no segundo momento a gente agenda esses pacientes para realizar as cirurgias. Hoje, estamos no momento da etapa cirúrgica, os pacientes que nós triamos no início de maio. Atendemos por dia em média de 700 a 750 cirurgias, tudo pelo SUS”, disse.
Ainda de acordo com a coordenadora, nos dias em que os mutirões são realizados, os pacientes chegam por volta das 3h da manhã para garantir os atendimentos. A participação de outras cidades no projeto é feita em colaboração com as secretarias de saúde.
“Fazemos uma captação, uma divulgação e pedimos sempre que os municípios informem o quantitativo de pacientes para podermos ter um controle e oferecer uma estrutura, tanto que saímos do Hospital e alugamos um ginásio para conseguirmos atender todos os pacientes e acompanhantes”, concluiu.
O próximo mutirão de triagem para procedimentos na visão vai acontecer nos dias 3 e 4 de junho. Quem deseja participar basta se dirigir à unidade do Hcoe com a xerox dos documentos de RG, cartão do SUS, comprovante de residência e CPF para agendar a triagem.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram