Em razão do mês do consumidor, começou na segunda-feira (20) e se estenderá até o dia 31 de março, o Mutirão de Negociação de Dívidas. Conforme já divulgado aqui no Acorda Cidade, o consumidor poderá negociar débitos com a Coelba e Embasa, além de outras empresas associadas da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e credenciadas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Em casos de pendência com outros segmentos do comércio, o atendimento ocorrerá na CDL, localizada na praça Monsenhor Renato Galvão, nº 173, Centro.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor geral da CDL, André Pitombo, relatou que a parceria iniciou a partir da convocação do Procon e da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) para participar deste mês do consumidor.
“Os consumidores com inadimplência poderão ir até o Procon para tratar das empresas da Coelba e da Embasa e as demais empresas virem até a CDL para fazer a sua negociação. Então teremos aqui prepostos da OAB, prepostos do Procon e alguns prepostos de algumas empresas para estarmos fazendo esse tipo de negociação e sanar essa dívida”, explicou.
Inadimplência
André Pitombo pontuou que o mutirão é benéfico tanto para o empresário quanto para o consumidor.
“O consumidor vai ter o seu crédito liberado novamente, o seu nome limpo. E para a empresa, o dinheiro que estava lá para receber, volta para o seu fluxo de caixa”.
No Brasil, a cada 10 adultos quatro estão inadimplentes, informou o diretor da CDL. “Aqui na Bahia nós estamos também com um percentual significante, onde a gente tem combatido de maneira que venha a fazer algumas negociações para diminuir o alto índice de inadimplência na nossa região”, apontou.
O que causa a inadimplência?
Uma série de fatores podem levar uma pessoa a deixar de honrar as suas obrigações.
- Perda de emprego;
- Falta de planejamento financeiro;
- Perda de renda;
- Taxa de juros abusivas.
Vantagens ao procurar a CDL
As pessoas encontram no mutirão a oportunidade de abater multas, juros e obter parcelamento de débitos.
“Na hora da negociação abre-se um leque de oportunidades em que tanto o Procon quanto o preposto da OAB vão estar mediando a negociação para que fique bom tanto para o empresário quanto para o consumidor”, frisou.
O que é necessário para efetuar a negociação?
- Documento de identidade;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Nos casos de Pessoa Jurídica (PJ), é necessário o contrato social e o número do CNPJ.
O atendimento na CDL acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, por ordem de chegada e sem limite estipulado.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
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