Feira de Santana

Município vai implantar ecopontos para regularizar o descarte de entulhos

Para evitar o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios, o Departamento de Fiscalização tem intensificado as vistorias por toda a cidade.

Acorda Cidade

 Mais de 800 toneladas de entulho são geradas diariamente em Feira de Santana provenientes da construção civil. Conforme dados do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), o total de material produzido atualmente é 10 vezes maior que a quantidade gerada no ano de 2000.

Para evitar o descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios, o Departamento de Fiscalização tem intensificado as vistorias por toda a cidade. Segundo o secretário municipal Alexandre Monteiro, em decorrência do crescimento imobiliário na cidade e reforma de casas o aumento é considerável.

“O principal problema não é a geração de entulhos, mas sim a forma inadequada como os resíduos são descartados. Com a execução do Projeto Ecofeira, que visa instalar 20 ecopontos em locais estratégicos, transformaremos restos de entulhos em artefatos de pré-moldados”, explica.

Ainda de acordo com o secretário da Sesp, o projeto para implantação do sistema foi elaborado. “Com a iniciativa os carroceiros terão um local adequado para depositar os resíduos sólidos, além de ganhar uma renda extra por despejar os resíduos nos ecopontos”, frisa.

No final do mês de julho foi criado o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), de acordo com a Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.As informações são da Secom.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários