Viva São José!

Multidão de devotos celebra e pede intercessão de São José

Pelas ruas do centro, os devotos caminharam em direção a Catedral Metropolitana de Sant’Ana, onde foi presidida uma Santa Missa.

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta terça-feira (19), Dia de São José, as homenagens começaram cedo em Feira de Santana. Desde às 5h30, uma multidão de fiéis do padroeiro da família, dos trabalhadores, agricultores e artesãos se concentrou na Capela Nossa Senhora de Lourdes, no Colégio Padre Ovídio, para seguir em procissão para pedir, celebrar e agradecer o santo carpinteiro.

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Pelas ruas do centro, os devotos caminharam em direção a Catedral Metropolitana de Sant’Ana, onde foi presidida uma Santa Missa pelo arcebispo metropolitano Dom Zanoni de Castro.

A reportagem do Acorda Cidade foi conferir este momento de fé e devoção pelo santo. 

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

São José foi um operário, carpinteiro que usava as mãos para criar. Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, ele foi um grande protetor da família sagrada, segundo a liturgia. O arcebispo Dom Zanoni deu mais detalhes de quem foi este santo que marca a luta dos trabalhadores e também dos agricultores que agradecem e esperam boas novas do céu, todo ano.

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A igreja associou o dia de São José, criou a festa de São José Operário, porque ele, que foi da carpintaria, protegeu, cuidou e patrocinou a sagrada família, Maria, José e Jesus. Então, faz parte da tradição da igreja, da luta, da defesa dos trabalhadores, da associação e hoje, justamente, quando Papa Francisco nos fala da importância da terra, do teto e do trabalho, nós celebramos São José, esposo e São José Operário, em 1º de maio”.  

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo os agricultores devotos do santo, se chover nesta data (19), a boa colheita é certa nos próximos meses. 

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Assim como os agricultores, que mesmo no momento de seca, olham para o céu e louvam São José em busca de renovação, os fiéis caminharam entoando cânticos e bênçãos para agradecer e pedir a proteção do santo. Terezinha Conceição Soares foi uma delas, que acordou cedo para demontrar sua fé pelas ruas da cidade. 

“Sempre participo agradecendo o glorioso São José, entregando tudo nas mãos dele, pela minha família e por todos; e pedindo força a ele para que a gente consiga tudo na nossa vida”, declarou. 

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Irmã Rosa, coordenadora geral do Dispensário Santana, também estava presente acompanhando a procissão para celebrar São José. 

“São José merece o nosso louvor, esse nosso amor que é uma expressão onde nós estamos testemunhando a nossa fé”, disse a irmã. 

Para Marlene Boaventura, o momento foi de fé, devoção, concentração e renovação da esperança. Ela desejou que o santo abrace a todos como filhos adotivos. 

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Valtécio dos Santos Silva falou sobre um dia especial, o Dia de São José. Ele pediu para que o santo mandasse a chuva para nascer os frutos da terra. 

Realizando um pedido especial, Nildes Reis pediu saúde e paz para toda a população de Feira de Santana. Ela também agradeceu pela presença dos devotos que caminharam pelo santo nesta manhã de fé. 

Dia de São José
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários