Feira de Santana

MP reúne motoristas do transporte público para apurar maus tratos a pessoas com deficiência

Participaram do encontro cadeirantes, representantes do Sincol e da prefeitura, além dos próprios motoristas das empresas de transporte coletivo urbano do município.

Laiane Cruz

Após receber uma série de denúncias, o Ministério Público Estadual, juntamente com a Secretaria de Transportes e Trânsito, promoveu na manhã e tarde desta quinta-feira (31), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma reunião com os motoristas e cobradores do transporte coletivo urbano de Feira de Santana, para apurar casos de maus tratos, por parte de alguns desses profissionais, aos usuários portadores de deficiências físicas dentro dos ônibus.

De acordo com o promotor da 16ª Promotoria de Justiça do MP, Sávio Damasceno, o órgão buscou na reunião identificar os motivos que levam alguns motoristas e cobradores a agirem dessa forma e afirmou que pretende ofertar uma capacitação a esses profissionais para saberem como lidar com esses usuários.

O secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, explicou que a proposta é conscientizar os motoristas sobre o tratamento dado aos portadores de necessidades especiais. “Essas pessoas necessitam de um atendimento cordial por parte dos motoristas”.

“Nós precisamos primeiro lapidar a forma do trato do motorista com o cadeirante, e em especial porque hoje a lei ainda não obriga que todos os ônibus tenham elevador de acesso aos cadeirantes. Então, nós precisamos estabelecer e conversar com eles uma conduta correta. Ele não pode simplesmente, por causa da falta do elevador, passar direto”, afirmou também o promotor Sávio Damasceno.

O diretor do Sincol, Roque Gomes, informou que além de incentivar um melhor relacionamento entre funcionários do transporte coletivo e cadeirantes, o sindicato vem fazendo um trabalho para colocar todos os elevadores dos ônibus em funcionamento, para que se possa prestar um melhor atendimento ao usuário portador de deficiência.

Participaram do encontro cadeirantes, representantes do Sincol e da prefeitura, além dos próprios motoristas e cobradores das empresas de transporte coletivo urbano do município e a empresa Viação 18 de Setembro.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários