Na manhã da última terça-feira (19), foi realizada na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), uma sessão solene em homenagem aos 190 anos de emancipação política de Feira de Santana, proposta pelo Deputado Federal José Neto (PT).
Diversos representantes dos movimentos sociais se fizeram presentes, assim como a Associação Cultural Moviafro.
Representada por Andressa Borges que atualmente coordena o NumNegras (Núcleo de Mulheres Negras), a Moviafro que se consolida como uma das instituições mais atuantes, representou também o Movimento Negro de Feira de Santana e pôde se fazer vista e conhecida estreitando laços políticos e empresariais.
Para Val Conceição, idealizador da instituição, o convite para estar fazendo parte da comitiva popular que esteve em Brasília, foi uma excelente oportunidade para pleitear melhorias no âmbito cultural em Feira de Santana, sobretudo para a cultura de Matriz Africana, além de dar uma certa visibilidade aos projetos que são desenvolvidos pela entidade há quase oito anos.
Já para Andressa Borges, foi uma oportunidade ímpar, estar ao lado de políticos e empresários influentes do município representando a Moviafro e ocupando mesmo que temporariamente um espaço que há muito tempo é negado a mulheres negras e periféricas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram