Rachel Pinto
Os mototaxistas permissionários do novo sistema em Feira de Santana realizaram uma mobilização, na manhã desta segunda-feira (31), para chamar atenção sobre as dificuldades que estão enfrentando para trabalhar na cidade. Segundo eles, estão cadastrados no novo sistema, legalizados, padronizados e disputam espaço com os profissionais do modelo antigo e também os clandestinos.
Eles relatam ainda que a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) não fiscaliza este tipo de transporte na cidade e que ficam impedidos inclusive de parar nos 15 pontos disponibilizados para a classe.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
O mototaxista Luciano dos Santos Santana relatou que os permissionários do novo sistema se capacitaram para explorar o serviço, fizeram cursos, mas se sentem sufocados pela realidade que encontram na cidade.
“Estamos sem poder trabalhar, pelo fato das motos padrão antigo que já não existem mais estarem ocupando o nosso espaço. Falta a marcação dos pontos e as placas de sinalização. Por exemplo, no ponto 49 próximo à Igreja dos Remédios, param motos de pessoas que trabalham no comércio, aí tudo isso nos prejudica”, relatou.
Ainda de acordo com Luciano, os mototaxistas do novo modelo foram até a SMTT para comunicar a situação novamente e aguardam providências.
Cristovam Soares, que trabalha como mototaxista há 17 anos, reforçou que está trabalhando legalizado, com colete, moto padronizada, alvará e disputando espaço com os clandestinos e também os mototaxistas que não migraram para o novo modelo de trabalho.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
“Estamos hoje dentro da permissão. Mas tem espaço suficiente para aqueles que querer se qualificar”, frisou.
Ele relatou que muitos clandestinos trabalham usando a camisa com a logomarca da prefeitura e atuam como se fossem legalizados.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
O secretário municipal de transportes e trânsito, Saulo Figueiredo, disse ao Acorda Cidade que esta semana a secretaria irá convocar os antigos permissionários para darem baixa nos seus veículos.
“A gente vai informar no órgão de trânsito a mudança de característica do veículo e das placas e a partir de amanhã intensificar a fiscalização nesses pontos para que os permissionários possam prestar o serviço com toda tranquilidade”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.