Feira de Santana, além de ser um polo de comércio e serviços, destaca-se pelo seu forte setor industrial. Com uma localização privilegiada, o município abriga mais de 2.000 indústrias, que produzem uma vasta gama de materiais. Para apresentar essa diversidade e promover networking entre os profissionais do setor, está sendo realizada a II Mostra da Indústria, de 18 a 20 de julho.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
A mostra está acontecendo no Serviço Social da Indústria (Sesi), localizado no bairro Alto do Cruzeiro, e oferece um espaço dedicado a expositores dos setores industrial e varejista, proporcionando uma oportunidade para empresas mostrarem seus produtos e serviços para a população, além de fomentar negócios e parcerias.
O evento conta também com uma programação de palestras, focadas em conteúdos relevantes para o setor industrial. A entrada é gratuita e as inscrições ocorreram pela internet.
Ellen Monteiro, gestora de projetos do Sebrae, destacou em entrevista ao portal Acorda Cidade a motivação por trás da realização do evento. “Ao trabalhar com a indústria em Feira de Santana, percebemos que elas produzem bastante, mas acabam vendendo para fora da cidade. Isso faz com que nossa população não conheça tudo o que é fabricado aqui. Nosso parque industrial é enorme, com mais de duas mil indústrias. O objetivo principal deste evento é fazer com que a cidade conheça tudo o que se produz aqui. Além disso, queremos gerar networking e negócios para essas empresas, além de proporcionar conhecimento, que nunca é demais”, afirmou.
Ela também destacou que a realização da Mostra da Indústria só foi possível graças às parcerias com diversas entidades. “Sem esses parceiros, seria impossível. Só conseguimos fazer algo quando temos parceiros engajados. Feira de Santana tem se mostrado um ambiente muito propício para a realização desses eventos, porque além do Sebrae, onde atuo, temos o Senai, o Sesi, o IEL, e parceria com o Senai Cimatec, que vem de Salvador. O sistema Fieb é bem grande e temos representantes de pelo menos quatro grandes unidades sindicais trabalhando na cidade. Todo esse núcleo faz a mobilização e atrai mais investimentos para nossa cidade,” declarou Ellen ao Acorda Cidade.
A Mostra da Indústria oferece estandes informativos. “No centro do nosso espaço de exposição, temos o espaço institucional do Sebrae onde apresentamos muitos dos nossos produtos e de todo o ‘Sistema S’. Também temos algumas interações interessantes, como mesa interativa e óculos 3D,” acrescentou Ellen Monteiro.
A promoção do evento tem sido ampla, utilizando várias plataformas para alcançar empresários e profissionais do setor. “Estamos divulgando em todas as redes sociais, mídias, em outdoors pela cidade, e com vocês em rádio e TV. Nossa loja Sebrae é o principal mecanismo para as pessoas conhecerem toda a programação e participar do evento.”
A importância da indústria local para Feira de Santana
Carlos Henrique de Oliveira Passos, presidente da Organização das Indústrias do Estado da Bahia, avaliou positivamente o evento destacando sua relevância para a indústria local, a sociedade e a comunidade de Feira de Santana. Segundo ele, o evento proporcionou uma oportunidade especial para que a indústria da cidade se apresentasse ao mercado local, ao comércio e aos consumidores.
“Nossa avaliação é da importância desse evento para a indústria local, para a sociedade, para a comunidade, porque é um momento em que a indústria de Feira pode se apresentar para a sociedade, para o mercado, para o comércio de Feira, para o mercado consumidor de Feira”, afirmou Carlos Henrique Passos em entrevista ao Acorda Cidade.
O presidente ressaltou que a Mostra da Indústria apresenta ao mercado de maneira conjunta, o que beneficia a todos os envolvidos.
O presidente destacou também que o fortalecimento do mercado local gera um significativo impulso econômico, pois faz com que os recursos circulem dentro da cidade ou da região. “Isso fortalece a indústria, desafiando-a a buscar na tecnologia a melhoria da sua produtividade, aumentar a produção, o número de empregados e o valor dos impostos recolhidos”, explicou.
A feira que é uma realização do Sebrae com a Prefeitura de Feira de Santana e Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs),e recebe também o apoio do Sistema Fieb (Sesi, IEL, Senai e Senai/Cimatec) e dos sindicatos de Metalúrgicos, Plástico, Panificação e Moda.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram