Feira de Santana

Mortandade de peixes: secretaria divulga resultados de análises da água em Lagoa do bairro Conceição

Resultado indicou uma diminuição nos índices de oxigênio da lagoa.

Ney Silva e Rachel Pinto

O Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já possui o resultado da análise da água da Lagoa da Pedreira, no bairro Conceição II em Feira de Santana, que havia registrado no mês de novembro de 2019 uma grande mortandade de peixes.

O chefe de Educação Ambiental do departamento, João Dias informou ao Acorda Cidade que o laudo saiu no dia 19 de dezembro e que o resultado indicou uma diminuição nos índices de oxigênio da lagoa.

De acordo com ele, as análises indicaram que os parâmetros da lagoa com a incidência das chuvas foram alterados e foram analisados fatores como: demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, o PH e a turbidez. Ele explicou que quando a água fica turva, até em mananciais limpos, os peixes costumam morrer. O motivo é a diminuição do oxigênio.

“No caso da Lagoa da Pedreira, no bairro Conceição, o que causou a morte dos peixes foi a turbidez porque a chuva introduziu água nova no manancial em grande quantidade e a turbidez fez com que os peixes viessem a superfície procurando oxigênio. As pessoas adentraram no manancial para pegar os peixes e terminaram piorando a situação porque essas pessoas andando, colocando tarrafa e rede dentro do manancial revolveram o lodo poluído com matéria orgânica que estava no fundo da lagoa e aí aumentou ainda mais a turbidez e diminui o oxigênio”, declarou.

João Dias afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente continua monitorando a lagoa assim como faz com outras lagoas da cidade e no dia 2 de janeiro, voltou ao local na hora da chuva. Ele frisou que mesmo com a entrada de grande volume de água, não havia indícios de peixes mortos.

“Pedimos às pessoas que não peguem os peixes na superfície e não consumam os peixes, lógico que pelo fato da lagoa estar poluída, corre o risco dos peixes morrerem. Esperamos que a população contribua e evite jogar esgoto nas lagoas. Também que o poder público adote providências para melhorar o saneamento básico em Feira de Santana”, acrescentou.

Ele observou ainda que a poluição é um dos grandes problemas dos mananciais da cidade. Boa parte dessa poluição é proveniente dos esgotos e da falta de saneamento, principalmente da região norte.
 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários