No primeiro dia útil de 2025, diversos bairros de Feira de Santana amanheceram com lixo acumulado nas ruas devido à falta de coleta. Moradores das áreas do Sobradinho, Baraúna e loteamento Jardim Sucupira, próximos ao cemitério São Jorge, relataram que o serviço, previsto para segundas, quartas e sextas-feiras, não foi realizado.
Embora o feriado de 1º de janeiro seja uma data universalmente comemorada, em anos anteriores a coleta ocorreu normalmente.
O fato é que as ruas nesses bairros amanheceram com acúmulo de lixo nas portas das residências, causando incômodo aos moradores.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O novo secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, já está trabalhando à frente da pasta para regularizar a situação da coleta de lixo. Ele foi empossado na tarde de quarta (1º). Ao Acorda Cidade, Justiniano falou sobre as ações emergenciais para normalizar a coleta a partir desta quinta-feira (2).
“Já estou de posse das reclamações de todos os locais que já foram colocados pelo Acorda Cidade, e eu já estou no campo. Nós estamos realizando, na parte de capinação e varrição, mutirões na cidade.”
Segundo Justiniano, a nova gestão da Sesp tem informações de que a categoria acordou suspender o serviço no feriado para estar com as famílias, mas já retorna ao trabalho nesta quinta-feira, para que a coleta seja completamente normalizada até amanhã.
Como mostrou o Acorda Cidade, a empresa Sustentare, responsável pela coleta na cidade, suspendeu as atividades no último dia 20, alegando a falta de pagamento há três meses por parte da prefeitura. Apesar disso, a empresa entrou em acordo com o executivo e retornou os serviços dois dias depois.
Em relação aos atrasos nos pagamentos da Sustentare, Justiniano disse que ainda pode haver pendências referentes aos meses de setembro, outubro e novembro.
“Essa é uma informação preliminar (ainda não pagou a Sustentare), mas essa questão de atraso não vai impedir que todo o serviço seja regularizado. Estamos dando início hoje a um novo governo, o prefeito Zé Ronaldo está atento a tudo isso, aquilo que for compromisso do governo vai ser feito, e os demais será feita uma conversa com o prefeito, com a parte de finanças, para tentar resolver. Mas pode ter certeza, a população de Feira de Santana, a todos os munícipes, que tudo vai voltar à normalidade e estaremos à disposição”, afirmou ao Acorda Cidade.
Apesar da crise, o secretário confirmou que o atraso nos pagamentos não deve ser o principal motivo para a interrupção do serviço. Ele destacou que a expansão da cidade requer ajustes no planejamento da coleta e considera ampliar equipamentos para melhorar o atendimento.
Além disso, a nova gestão retomou o projeto “Bota Fora”, iniciado por Justiniano em mandatos anteriores. Os mutirões de limpeza já iniciam nesta quinta no bairro Campo Limpo e, na próxima semana, têm previsão de seguir para o distrito de Humildes.
Ainda segundo o secretário, um novo número da pasta também deve ser divulgado em breve para aproximar a Sesp dos moradores e servir como canal de reclamações e sugestões.
Leia também:
Novos secretários municipais tomam posse na Prefeitura de Feira de Santana
Falta de pagamento à Sustentare provoca acúmulo de lixo e preocupa moradores de Feira de Santana
Sem repasses há 3 meses, Sustentare suspende coleta de lixo em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram