Após as fortes chuvas das últimas semanas, os transtornos ainda são visíveis na cidade de Feira de Santana. Muitos problemas de falta de estrutura da cidade são recorrentes antes mesmo dos alagamentos, entretanto, muita coisa piorou. Na Rua Serrania, no bairro Caseb, o calçamento está espalhado, causando enormes buracos e riscos para pedestres e condutores, mesma situação relatada na Rua Concórdia, que ainda enfrenta esgoto e sujeira. Além disso, um canal de drenagem no Conjunto Feira Vll está cedendo. No Tomba, a buraqueira também está presente.
Rua Serrania
Tânia Cerqueira, moradora há 54 anos, sabe bem os transtornos pelas ruas do Caseb. Na Serrania, os condutores já evitam trafegar por conta dos prejuízos. Segundo ela, os idosos não estão conseguindo sair de casa nem para ir à igreja, que fica próximo, porque não conseguem caminhar com segurança em um calçamento que está cedendo.
“O calçamento cedeu, só tem buraco. Paralelepípedos soltos. Tudo solto, sumiu tudo. Eu moro aqui desde quando eu nasci, há 54 anos. Tem essa obra da lagoa que nunca termina, 12 anos. Muito mau cheiro, buraco, lama, misericórdia. E muita muriçoca, além dengue agora”.
A moradora relatou que os transportes por aplicativo não aceitam corrida para a rua, por conta dos buracos. Ela também afirma que o transporte público também mudou a rota.
Telma Santos Rosa mora na rua e afirma que há alagamentos quando chove forte. Ela teme, principalmente por conta das crianças e dos idosos, que encontram bastante dificuldade para se locomover.
“A água desce toda e o calçamento está mal feito. Nós moradores tentamos resolver, mas abre sempre. As chuvas são muito fortes, é muita água que cobre o passeio todo. Não somente na minha porta, mas em toda a rua Serrania. Os idosos, as crianças, em tempo de a gente cair, quebrar um pé. O piso está totalmente solto. Estamos vendo a hora de acontecer uma tragédia aqui”, declarou.
Rua Concórdia
Outro morador também confirmou a precariedade do tráfego na região.
“Tem situações que a gente não está podendo passar devido à buraqueira. Próximo ao supermercado está uma situação que nem andando não passa, imagina de carro. Esse supermercado é na Rua da Concórdia, uma situação complicada, a gente está abandonado. Os ônibus coletivos pararam até de rodar por aqui”, disse Fábio Pereira Gomes.
Segundo o morador, os ônibus só rodam até a Concórdia, inclusive, somente até às 19h, saindo do transbordo. Eles cobram uma resposta das autoridades públicas.
Além disso, a moradora Neuza Pereira Lima reclamou sobre a falta de limpeza na Rua Concórdia e nas demais vias do bairro Caseb.
“A sujeira, o lixo, a água escorrendo direto, de ano em ano passam para fazer uma benfeitoria, para varrer, para fazer uma limpeza. Nunca asfaltaram. O esgoto descendo na rua a céu aberto, estão todas assim. O mau cheiro não tem quem suporte”, declarou.
Feira Vll – Tomba
No bairro Tomba, em frente a uma escola no caminho 16, do Conjunto Feira Vll, moradores temem que aconteça uma tragédia. Segundo uma moradora, passa um canal de drenagem por baixo da rua e que, com as fortes chuvas, um buraco profundo se abriu e está cedendo o restante da via.
“Está abrindo o buraco por baixo, então a gente corre o risco seríssimo de desabamento das paredes deste canal. Eu queria saber, quem a gente procura para solicitar uma vistoria, até para uma interdição? Ver até que ponto está esse rompimento”, questionou.
Um morador entrou na cratera para mostrar a dimensão do problema.
Na Rua do Telégrafo, também no bairro Tomba, o calçamento está se desfazendo, abrindo enormes buracos. Riscos para todos que trafegam pela região.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram