Feira de Santana

Moradores e comerciantes da estrada que liga Feira a Retiro pedem conclusão da pavimentação: 'Não suportamos mais'

Segundo eles, a previsão era que 18km da estrada fossem pavimentados, mas apenas 6 km foram feitos.

Atualizada em: 10h30

Laiane Cruz

Moradores e comerciantes da BA-503, que liga Feira de Santana à localidade de Retiro, em Coração de Maria, se reuniram mais uma vez na manhã desta terça-feira (15) para protestar contra a paralisação das obras de pavimentação asfáltica da estrada.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Segundo eles, a previsão era que 18km da estrada fossem pavimentados, mas apenas 6 km foram feitos. As obras, que tiveram início em outubro de 2020 e pararam em outubro de 2021, foram fruto de uma emenda do senador Ângelo Coronel, por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Agora, os moradores querem a conclusão da pavimentação da via.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Elizângela Neri, proprietária de um mercadinho no local, diz que a situação vem se arrastando há dois anos. Ela já não aguenta mais a poeira em seu estabelecimento. Os produtos ficam todos sujos, empoeirados, e os clientes evitam comprar no local. Até os galões de água ficam completamente cobertos de terra.

“Já são uns dois anos que estamos vivendo essa situação. Tenho um comércio aqui. Eles fizeram a terraplanagem, todo o preparo para colocar o asfalto e não colocaram. De Retiro para cá, eles só asfaltaram 6 km, então a gente vem sofrendo com a poeira. Eu estou a ponto de fechar meu comércio, porque as mercadorias ficam todas sujas, empoeiradas. Essa emenda é de Angelo Coronel, todos sabem que a verba veio, mas não sabemos o que aconteceu. A empresa que trabalhou foi embora, abandonou o serviço e até hoje estamos sofrendo”, reclamou a comerciante.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Elizângela disse que do jeito que está, os moradores pensam em novamente fechar a estrada. “Aqui rodam ônibus que fazem a estrada Retiro-Feira, e nós não estamos aguentando tanta poeira. A gente vem com uma roupa e tem que trocar. Também afeta os nossos pulmões, porque trabalhamos o dia todo. A gente pede pelo amor de Deus que tenham consciência”, disse.

Terezinha Neri de Araújo ajuda o filho a cuidar de um restaurante que fica na estrada e disse que a poeira está afugentando os clientes.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Não é a primeira vez que os moradores da BA-503 reclamam da situação da estrada e da paralisação das obras de pavimentação no local.

E em 7 de abril, moradores e comerciantes realizaram um protesto com queima de pneus e outros objetos na estrada para pedir a celeridade das obras feita pela empresa, que à época estava fazendo a terraplanagem para aplicar o asfalto.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Em 20 de setembro do mesmo ano, os moradores solicitaram novamente a reportagem do Acorda Cidade, pois a obra estava parada há cerca de seis meses.

E no dia 11 de outubro, eles realizaram uma nova manifestação para pedir a conclusão dos 18 km prometidos pelo senador.

Apesar de tantos protestos, o problema até o momento segue sem solução por parte dos responsáveis.

O Acorda Cidade entrou em contato com a assessoria de comunicação do senador Ângelo Coronel e aguarda o retorno.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários