Feira de Santana

Moradores do Residencial Parque da Cidade denunciam abandono de "Casa do Lixo"

Em resposta ao Acorda Cidade, o secretário Justiniano França afirmou que uma limpeza será realizada neste sábado (29).

Casa do Lixo - Residencial Parque da Cidade - Feira VLL
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os moradores do Residencial Parque da Cidade, no conjunto Feira Vll, em Feira de Santana, denunciam o abandono e o acúmulo de lixo em um local conhecido como “casa do lixo”.

Segundo o morador Roque Manoel contou ao Acorda Cidade, a situação, que persiste desde 2023, tem causado transtornos para a comunidade, incluindo o mau cheiro e a proliferação de insetos.

De acordo com Roque Manoel, que mora há oito anos na localidade, o imóvel está abandonado já há algum tempo causando muito incômodo para os moradores. Há três anos ele cobra providências das autoridades. Segundo ele, já acumula mais de 50 denuncias na Prefeitura de Feira.

“Muito lixo, não é de agora. Até de 2023 que esse lixo está aqui acumulado nessa casa. Arrancaram a laje da casa, levaram a laje. O carro do lixo veio, acabou de quebrar a porta e a estrutura está em ruínas”.

O morador afirma que o problema não se resume apenas ao lixo, mas também no impacto da saúde dos residentes. Por conta do mau cheiro e o surgimento de insetos, como varejeiras que causam infecções, eles ficam impedidos de abrir as janelas de casa.

“A gente não abre a porta, os vizinhos não abrem as portas. O pastor não está fazendo culto por causa desse fedor. Eu tenho dois netos e estou há 15 dias com virose daqui da casa do lixo”, desabafou Roque.

Casa do Lixo - Residencial Parque da Cidade - Feira VLL
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A moradora Neide Cardoso, que mora há um ano no condomínio, também compartilhou sua insatisfação. “Eu acho isso aqui muito horrível. Esse condomínio está todo precisando de limpeza. Está abandonado”, afirmou.

Os moradores cobram ações efetivas por parte da prefeitura para solucionar o problema. Segundo Roque, a melhor solução seria demolir ou reformar a estrutura, já que os agentes de limpeza recolhem poucas sacolas de lixo. O correto seria mandar uma caçamba para remover toda a sujeira do local.

“Ou ela arranca a casa do lixo fora e dá uma providência nesse terreno aqui ou reforma a casa do lixo, corta a parede, fecha essa porta e abre uma porta lateral do lado e faz cobertura.”

Casa do Lixo - Residencial Parque da Cidade - Feira VLL
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em resposta ao Acorda Cidade, a Secretário de Serviços Públicos (Sesp), Justiniano França, reconheceu a situação e afirmou que uma limpeza será realizada neste sábado (1º). Mas ele também disse que a responsabilidade por reformar o local não é dos órgãos públicos municipais.

“Temos ciência dessa denúncia aí dessa casa do lixo e que nós iremos, provavelmente agora, neste sábado (1º), estaremos fazendo essa limpeza total dessa casa. Agora, não é de obrigação nem da prefeitura, nem da própria Sustentare, fazer reforma, nem construir casa de lixo. Isso é algo da questão do condomínio, mesmo sendo Minha Casa Minha Vida”, afirmou o secretário.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários