Moradores do conjunto Feira VII, em Feira de Santana, estão convivendo com um problema crônico: o entupimento de diversas bocas de lobo. Os bueiros servem para coleta e drenagem de águas pluviais, uma importante estratégia para evitar enchentes e alagamentos, que, segundo os moradores, está sendo menosprezada.
“Nossas casas estão sendo invadidas [pela água]. Nós já entramos em contato com o poder público, mas não temos nenhum tipo de devolutiva. A única coisa que temos são bueiros entupidos e uma população ficando doente por conta disso. Se chover amanhã, nossos caminhos alagam. Tivemos vizinhos que perderam tudo por conta dos bueiros entupidos”, disse a moradora Verônica Maia.
E a muriçoca
A moradora explicou que, por conta da falta de manutenção no sistema de drenagem de águas da chuva, muitas valas estão acumulando diversos tipos de resíduos, como garrafas PET, copos plásticos e restos de embalagens, fator que potencializou o problema da comunidade. Agora, os moradores estão tendo que conviver com uma pandemia de muriçocas.
“Eu virei sócia do supermercado, porque eu tenho que comprar inseticida todos os dias, palitinhos, boa noite, tomada, todo tipo de inseticida. Meu filho tem problema alérgico fortíssimo. Estamos tendo problema respiratório com ele. Tivemos que levar mais de duas vezes na emergência por conta do aumento do uso de inseticida. E olha que as muriçocas são treinadas: toda vez que elas voltam, elas voltam mais modernas. A gente mata uma, vem 300 para o velório”, disse Verônica.
Pão e circo
Maia é moradora do Caminho 31, no Conjunto Feira VII. Ela explicou, em entrevista ao Acorda Cidade, que o problema está ligado ao sistema de drenagem de maneira geral. Indignada com a situação, Verônica afirmou que está cansada de reclamar e não receber um retorno efetivo.
“Convivo há muito tempo com isso aqui. Eu venho reclamando, chamando as autoridades para dar uma olhada, para ter um olhar criterioso sobre a nossa comunidade. Nós somos cidadãos do bem, pagamos os nossos impostos, fazemos tudo correto, mas uma casa que você não limpa todos os dias acumula lixo. Aqui é uma política de pão e circo: ele vem, capina os matos, deixa o bueiro entupido e o povo continua com as muriçocas e as doenças.”
O Acorda Cidade irá solicitar um retorno da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram