Feira de Santana

Moradores do distrito de Maria Quitéria reclamam de uso irregular do canteiro central por transportes públicos e veículos pesados 

Há risco de acidentes, pois os ônibus escolares transitam irregularmente para pegar as crianças no canteiro central.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um morador do Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, procurou o Acorda Cidade para reclamar do uso irregular do canteiro central do distrito por veículos médios e pesados e por transportes públicos. Segundo ele, os ônibus que ficam estacionados no local, prejudicam a estrutura da área aberta e atrapalham a visibilidade da população. 

Foto: Divulgação

O representante da Comissão de Reivindicação do distrito, Ivandson Silva, cobrou da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a fiscalização desses veículos e a reorganização da praça. Ele conta que além dos danos da estrutura física, o problema atinge os comerciantes e moradores que ficam sem visibilidade e sofrem com a poeira, durante o dia e a escuridão à noite. 

Foto: Divulgação

Ele acrescentou também que há risco de acidentes, pois os ônibus escolares transitam para pegar as crianças no canteiro central.

“Hoje a nossa comissão vem buscar apoio do Acorda Cidade com essa nota de repúdio, referente a um pedido que já foi feito a muito tempo na SMTT, um pedido de reorganização e realocação dos veículos de grande porte que estão depredando o canteiro central, tirando a mobilidade dos estudantes e moradores, a visibilidade dos comércios ao redor da praça e estão deixando a praça escura”, declarou Ivandson. 

Foto: Arquivo Pessoal

Morador há mais de 19 anos e comerciante há 6 anos do local, ele teme pelos perigos que os moradores correm com as manobras realizadas na praça. De acordo com ele, um abaixo-assinado já foi protocolado e várias solicitações já foram entregues aos órgãos da prefeitura ao longo dos anos, mas até o momento nada foi resolvido. 

Foto: Divulgação

“Estamos pedindo há um tempo, temos várias solicitações para os secretários, Sérgio Carneiro, João Marcelo, Cleudson Santos. Eles alegam que esse pedido já está nas mãos deles, que já passou pelo prefeito e até agora não tiveram respostas para trazer uma equipe que venha coibir esses veículos e realocar os ônibus escolares que estão fazendo manobras arriscadas para pegar os estudantes “, disse. 

Foto: Divulgação

De acordo com o comerciante, na via de acesso só é permitido o tráfego de veículos de até 10 toneladas, mas transportes superiores a isso, como carretas e ônibus escolares estão transitando pelo canteiro e inclusive estacionando no local.

A comissão solicitou blocos de gelo da SMTT, mas de acordo com Ivandson, o pedido foi negado. “O secretário alegou que os blocos de gelo não são para essa finalidade, mas na Rua Marechal Deodoro eles são usados para isso, para bloquear o canteiro para que os carros não tenham acesso. Então fica a pergunta: Por que no distrito de Maria Quitéria não pode? Eles vão esperar uma criança, um idoso ser atropelado para eles serem responsabilizados por isso?”, indagou. 

Ivandson conta que não é necessário uma obra, mas fiscalização e equipamentos da secretaria para fazer o bloqueio da praça, além disso ele fala que ao redor existem câmeras que podem ajudar no monitoramento. 

“Colocar uma placa de proibido estacionar e depois efetuar as multas, porque quando doer no bolso, o povo para. Precisamos de uma ação enérgica, efetiva da prefeitura, em especial a SMTT para que o morador do  Distrito de Maria Quitéria volte a ter a sua acessibilidade”, concluiu. 

Em resposta a SMTT informou que a responsabilidade é da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). A SMT respondeu que encaminhará uma equipe de fiscalização ao local para notificar todas as irregularidades.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários