Moradores da Rua Intendente Abdon, cruzamento com a Rua da Concórdia, no bairro Queimadinha em Feira de Santana, entraram em contato com o Acorda Cidade para reclamar sobre uma rede de esgoto, que segundo eles, está trazendo prejuízos principalmente aos condutores que trafegam pelo local por conta de buracos abertos na via.
A reportagem esteve no local e constatou o fato. Roque da Silva Paz tem um estabelecimento comercial na Rua Intendente Abdon e já presenciou um veículo caindo no buraco. Segundo ele, a abertura também está entupida, causando alagamentos toda vez que chove.
“Eles precisam fazer alguma coisa para salvar a gente aqui. Falam que estão desobstruindo, que estão fazendo drenagens, principalmente na Queimadinha, mas é mentira. Então, cada chuva que dá aqui a gente sofre. Ontem mesmo caiu uma picape toda aqui dentro. No domingo caiu um rapaz de moto. A gente quer uma solução para isso. Nessas últimas duas chuvas mesmo, a água passou do meu joelho. Perdi um bocado de coisa aqui, inclusive minha geladeira. Todo mundo sofrendo aqui com essa chuva”, disse.
Antônio Brandão, que reside na rua há 55 anos, também relatou as principais dificuldades enfrentadas pela população com as inundações causadas pela rede de esgoto entupida.
“Na verdade, nós somos os que mais sofremos, porque é a área mais baixa e tem essa rede de esgoto e toda vez que chove, é inundação. Só que nessa última chuva a água chegou a mais ou menos um metro, na frente da porta. Perdemos muito material, muita mercadoria, as casas são invadidas pela água. Pedimos socorro ao bairro da Queimadinha, porque nós somos moradores, pagamos IPTU também. Somos um bairro carente, somos um bairro próximo do centro da cidade”, frisou.
Conforme Antônio Brandão, os moradores procuraram a Embasa e a prefeitura, mas nada foi feito. Ele relembrou ainda os momentos de desespero principalmente de quem mora na rua, diante das fortes chuvas da última semana.
“Todos nós estamos sofrendo, teve uma pessoa acamada que foi socorrida em cima de uma cama, porque a água estava inundando a casa dela. Nem só aqui na Rua Intendente Abson, como também a Rua Leolindo Silva, que fica atrás. A Embasa joga pra cima da prefeitura, a prefeitura joga pra cima da Embasa. Eu sei que aqui é um esgoto, é muito antigo e pelo meu conhecimento isso pertence à prefeitura de Feira de Santana. Eu creio que vem verba para isso, para limpeza do esgoto. Eu tenho aqui 55 anos e não vi em nenhum momento a prefeitura vir fazer limpeza desse canal. E é preciso fazer essa manutenção”.
O morador finalizou ainda pedindo a limpeza da rede de esgoto, bem como, o conserto das tampas dos bueiros.
“Temos na frente de nossa casa um bueiro, que tem alguns anos. Esses canos impedem que as águas fluam. Foi feita uma obra da Embasa aqui e nessa obra solapou as paredes do esgoto, piorando ainda mais a situação. Pedimos socorro”, finalizou.
Ao Acorda Cidade, a Embasa informou que que a rede mencionada se trata de rede de drenagem de águas de chuva, cuja manutenção compete à prefeitura municipal
O Acorda Cidade entrou em contato com a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) e aguarda o retorno.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram