Os moradores da Rua Macário Cerqueira, no bairro Muchila, em Feira de Santana, solicitaram a reportagem do Acorda Cidade para relatar alguns problemas enfrentados pela população relacionados a uma rede de esgoto e a um canal, principalmente após as chuvas do último fim de semana.
De acordo com os moradores, o canal que permitia que a água fosse escoada está sujo e com vegetação. Já a rede de esgoto, que fica no cruzamento da Rua Macário Cerqueira com a Avenida dos Pássaros, está entupida e veículos que trafegam pelo local estão enfrentando dificuldades devido ao acúmulo de água.
A bancária aposentada, Noelia Borges, reclamou que quando chove, a água sempre adentra a casa dos moradores da região.
“Aqui na Macário, o cruzamento com a Avenida dos Pássaros, ali foi onde vários carros atolaram, porque tinha um córrego que a água escorria, mas fizeram os campos aqui e taparam o escoamento da água, está sujo, taparam o canal e a água não tem para onde ir, então ela volta, e volta para dentro das casas. A água não tem para onde ir, porque eles taparam. Nós estamos pedindo à prefeitura para ela vir e desentupir, que você mesmo pode ver que os esgotos estouraram todos”, acrescentou.
Noelia Borges ainda aproveitou para reclamar sobre a rede de esgoto, visto que está entupida e impede a passagem de pedestres que costumam fazer caminhadas nas imediações.
“Está um mau cheiro horrível, e é o único lugar que nós temos para caminhar. A avenida está cheia de areia, nós não estamos pisando mais no calçamento, é na areia. Está horrível, ontem nós não conseguimos caminhar, estamos caminhando por fora. Eu apelo à prefeitura para que ela dê uma chegadinha aqui e faça escoamento da água, deixe como era antes, para que quando venha essa chuva não venha causar o transtorno que teve agora. Aqui foram vários carros que ficaram ali”.
O que diz a prefeitura
Referente a situação do canal, a Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (Soma), enviou a seguinte nota:
“A Superintendência Municipal de Operações e Manutenção esclarece que a rede existente não foi obstruída pelo campo. Conforme a Soma, o problema foi oriundo do acúmulo de lixo e resíduos, que resultou na obstrução da rede. Uma equipe está sendo encaminhada para resolver o problema”.
Referente a reclamação do bueiro obstruído, a Embasa também enviou um retorno:
“Eventuais extravasamentos da rede de esgotamento sanitário podem ser reportados à Embasa para correção. A rede de esgotamento sanitário operada pela Embasa é destinada à coleta apenas de esgoto doméstico. O escoamento de água de chuva deve ser na sarjeta ou redes/canais de drenagem mantidos pela prefeitura“.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram