Feira de Santana

Moradores do bairro Mangabeira sofrem com ruas esburacadas; eles relatam prejuízos

Os moradores afirmam que a situação tem causado prejuízos a comerciantes e condutores de veículos.

Daniela Cardoso

Moradores que residem no bairro Mangabeira estão pedindo ajuda para tapar os buracos. A Rua Eunápolis é alvo das maiores reclamações. Os moradores afirmam que a situação tem causado prejuízos a comerciantes e condutores de veículos. Essa rua liga as avenidas Ayrton Senna e a Fraga Maia.

O montador de móveis, Fábio Cerqueira, destaca que sempre que chove a rua fica cheia de crateras. “Pela quantidade de água e o movimento de carros acontece isso. Na verdade fica intransitável. Os carros quebram, não tem como passar andando. Toda vez que chove acontece isso, é de conhecimento de todos os políticos, pois tiveram aqui, já nos prometeram solução e até agora nada. Já tenho cerca de cinco anos morando aqui, mas tem gente que já mora há 40 e relata que o problema é antigo”, afirmou.

Outro morador que não quis se identificar, afirmou que o acesso está bastante complicado, principalmente a noite. “São muitos buracos, estou com o carro na oficina trocando a parte de suspensão, tive que mexer em tudo. Os buracos estão cada vez maiores. A máquina passa aqui, só que piora a situação. A gente gastava dois minutos nesse trecho e agora estamos gastando 10 e é muito perigoso, especialmente a noite”, afirmou.

A moradora Rosileide Queiroz definiu a situação como decadente. Ela citou outras ruas que estão apresentando problemas. “A Rua Iguatu se encontra cheia de buracos, águas escorrendo, os pedestres não podem transitar, pois não tem passeios. Na Rua Ibotira a situação também é complica e nem os carros tem condições de entrar”.

Além disso, Rosileide Queiroz afirma que teve prejuízos com o carro, devido a situação da rua que mora e também está sendo prejudicada no comércio que trabalha. “Trabalho com confeitaria e meus clientes não estão tendo acesso ao local onde moro, que é ponto de entrega, nem o transporte por aplicativo está entrando, eles cancelam a corrida. Os carros que levam o pessoal que trabalha nas industrias também não estão entrando e as pessoas estão tendo que descer no meio do caminho, de noite com uma iluminação precária, correndo risco de assalto”, relatou.

Ronei de Oliveira, que mora no local há 10 anos, também relata prejuízos. “É moto quebrando, é carro, são muitos buracos, a gente paga imposto e a situação é essa. Eu trabalho com material de limpeza e fica difícil o deslocamento de moto. Esse é meu ganha pão e se continuar essa situação como é que vamos sobreviver?”.

Ao Acorda Cidade, o secretário de Desenvolvimento Urbano, José pinheiro, falou sobre a situação no local. Ele disse que está aguardo a chuva passar para resolver os problemas.

“Na Mangabeira, nós precisamos analisar as ruas que não são pavimentadas, precisamos de material para colocar nessas ruas. Infelizmente, todo o material está muito úmido, então se colocarmos agora, vai virar um lamaceiro e não resolveria no total. Mas de qualquer maneira, vamos analisar se pode amenizar os problemas jogando pó”, afirmou.

Avenida Getúlio Vargas

Várias e ruas e avenidas da cidade estão enfrentado problemas com buracos devido as chuvas. Uma delas é a Avenida Getúlio Vargas. O secretário Pinheiro disse que quatro equipes estão trabalhando no centro da cidade, sendo uma delas na Getúlio Vargas.

“Estamos fazendo um tratamento em toda a Getúlio Vargas, que vai ser, daqui a algum tempo, recapeada na obra que conclui o BRT, que está na parte final. Ela vai ser recapeada, estamos com uns problemas na via, mas que vão desaparecer”, afirmou.

Distrito de Jaguara

Com relação as estradas que dão acesso ao distrito de Jaguara, o secretário José Pinheiro informou que assim que terminar os festejos de São Pedro, máquinas serão enviadas até o local. “Tanto Jaguara como Tiquaruçu. Estamos com quatro máquinas para fazer esse tipo de serviço. Jaguara vai ser beneficiada de imediato”, destacou.

Avenida Iguatemi, Mangabeira

Muitas reclamações também estão chegando sobre a situação da Avenida Iguatemi, no bairro Mangabeira.
“O problema da Avenida Iguatemi é a água. Pode ver que foi a água que a comunidade está jogando. Mas como a vigilância sanitária faz o trabalho junto com o meio ambiente, vamos fazer não só na Iguatemi, mas em toda a Feira de Santana. A prefeitura vai mandar uma força tarefa para começar a exigir da comunidade e aplicar a lei em quem tá jogando água suja nas ruas”, afirmou.

SIM

Com a relação ao Parque Centauro no bairro SIM, onde os moradores reclamam de buracos e lama, especialmente onde está sendo construindo um condomínio. O secretário afirmou que o local ainda vai ser calçado, mas que deve demorar.

Outro trecho do bairro SIM que está sendo alvo de muitas reclamações, é próximo a escola Tecla Melo. Pinheiro disse que está negociando com a escola. “Tem uma área que eu posso fazer um sumidouro, enquanto se faz uma drenagem, que é mais complicada. Mas tem que aprovar esse projeto, pra fazer esse sumidouro naquela área. Tínhamos um problema no Campo Limpo nas ruas que inundava tudo. Quando eu fiz dois sumidouros na área, acabou o problema. Vou ver se consigo conversar com o professor, pra gente fazer tanto de um lado, como de outro. Ali é fácil, tem área suficiente”, disse.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários