Está acontecendo nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, a tradicional Lavagem do Bonfim na capital baiana, Salvador.
A festa é uma celebração inter-religiosa que sempre acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis. Neste período também ocorre o novenário solene, assim como exposição do Santíssimo Sacramento, interrompido apenas no dia da Lavagem.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Cerca de 120 pessoas saíram de Feira de Santana nas primeiras horas da manhã desta quinta, em três ônibus fretados.
O Acorda Cidade conversou com Bárbara Farias, umas das organizadoras da excussão.
“Estou levando este pessoal daqui de Feira de Santana, um grupo para irmos, pedirmos bênçãos e mais bênçãos para a nossa cidade. É um grupo, em sua maioria, de mulheres, mas também tem homens aqui e, graças a Deus a nossa empresa vem crescendo ano após ano. São amigos que já viajavam com a gente, e que chamam outros amigos e o número vai aumentando. Chegando lá em Salvador, nós vamos ficar na região do Comércio, seguindo a procissão de 8km de fé”, contou.
Toda vestida de branco e com um terço na mão, Valdineia destacou a importância de participar deste momento religioso.
“Terço é sinônimo de fé, de oração e confirmação, acima de tudo, de agradecimento. Quem tem fé, vai a pé. Estamos aqui nos preparando para seguir viagem, com uma roupa leve, chapeuzinho para se proteger do sol e receber as bênçãos do Senhor do Bonfim”.
Participando pela segunda vez, Rosilândia Nascimento também contou que está indo para agradecer.
“Esta é a segunda vez que estou indo, minha primeira participação foi só bênçãos e bênçãos e só mesmo agradecer. É uma forma de agradecimento, de gratidão por todo o ano que passamos, é uma gratidão ao Senhor do Bonfim”.
Moradora do conjunto Feira X, Leia Lobo contou que acordou por volta das 4h da manhã.
“Este também é o meu segundo ano que estou participando. Moro do Feira X, hoje acordei por volta de 4h da manhã já no clima da festa. Vale muito a pena seguir nesta procissão, é um momento de fé, de gratidão, agradecimento a Deus por tudo”.
Rogério Leandro também é um dos organizadores da excussão. Ao Acorda Cidade, ele contou que é gratificante poder ver o sorriso de cada um estampado nos rostos, o que fortalece a continuar como agente de turismo.
“Hoje aqui é um agradecimento, uma grande inspiração fazer este trabalho de excussão saindo daqui de Feira, vê o olhar, o sorriso, o semblante feliz no rosto de cada um. Isso para mim é maravilhoso. Hoje é um momento especial, muitas pessoas estão aqui seguindo pela fé, a gente sabe que existe também a parte profana, cada um aqui se organizou no trabalho para garantir uma folga e logo mais estaremos reunidos com a multidão na capital”.
Para realizar uma viagem como esta, Rogério contou que foi cobrado o valor de R$ 85, garantindo a ida e volta para Feira de Santana.
“Este é um serviço de qualidade, especial, com ônibus de alto padrão, conforto, e para esta viagem foi cobrado um valor de R$ 85, o que garante a ida e a volta para casa. É um trajeto longo, são milhares de pessoas, nós vamos nos juntar à um milhão de pessoas, mas a programação é livre, as pessoas se reúnem somente no retorno lá no Irmã Dulce. O trânsito de Salvador fica bloqueado até 17h, então por volta de 18h30, estamos voltando para Feira”, concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram