Feira de Santana

Moradores da Fazenda Tapera bloqueiam estrada e solicitam mais ônibus no transporte coletivo

Segundo eles, a redução da frota teve início no período da pandemia.

Manifestação dos moradores da Fazenda Tapera
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os moradores da Fazenda Tapera, região do bairro Aeroporto em Feira de Santana, bloquearam a Estrada do Brandão, como forma de manifestar por mais ônibus do transporte coletivo.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Em entrevista ao Acorda Cidade, Elisângela Brito Machado informou que a redução da frota teve início no período da pandemia.

“Estamos aqui reivindicando o direito do transporte que a gente tinha. Tínhamos aqui a linha de Tapera 2 e tínhamos também o carro de Brandão. Era a linha 59 e a linha 60. Durante a pandemia, foi retirada a linha 60, a gente aceitou, porque estava naquele período que as pessoas não estavam transitando muito. Mas a pandemia acabou, as pessoas voltaram a circular, ônibus lotados e estamos sofrendo com a superlotação, onde continua só um carro na linha, fazendo o roteiro Tapera 2 e Brandão. Esse carro roda só com o motorista sem cobrador. É um carro pequeno, onde o motorista faz trabalho de quatro pessoas, porque eram dois motoristas e dois cobradores com dois carros. Hoje é um motorista, um carro para fazer o trabalho que seria de quatro pessoas”, explicou.

Manifestação dos moradores da Fazenda Tapera
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ainda de acordo com Elisângela, além da superlotação, os moradores das localidades precisam aguardar por muito tempo no ponto de ônibus.

“As pessoas pegam os carros que vêm de Coração de Maria, lá do Retiro, andam do Brandão até lá na pista para ir na rua. O horário é de três horas de intervalo de um carro para outro. As pessoas que perderam o carro, por exemplo, de 10h lá no Terminal Central, só vai ter outro carro 13h da tarde. É muito escasso o período de tempo que as pessoas esperam no Terminal Central”, detalhou.

Manifestação dos moradores da Fazenda Tapera
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ana Lúcia Machado, também moradora da localidade, informou a reportagem do Acorda Cidade que nos finais de semana, a situação se torna mais difícil.

Manifestação dos moradores da Fazenda Tapera
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O transporte para a região, principalmente nos finais de semana e feriado, não tem, não temos ônibus finais de semana e feriado. Por exemplo, nós saímos do trabalho 18h no meio da semana, só vai pegar um 20h30. Como eu trabalho o dia de domingo, tenho que pegar um ônibus para vim para casa 18h”, disse.

O que diz a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) esclarece que os atendimentos nas comunidades da Tapera e Brandão com a linha 59-Tapera II via Brandão ocorrem de domingo a domingo, sem interrupções.

Em dias úteis, a Prefeitura de Feira oferta 15 viagens das 4h50 às 20h30, e em feriados e finais de semana 14 viagens das 4h50 às 19h através de um ônibus convencional que supre a demanda real de passageiros nas localidades.

É importante ressaltar que o diálogo permanente por meio de reuniões entre a equipe técnica da Semob e as comunidades continuam acontecendo e visam promover ações e ajustes que otimizem o transporte público urbano em Feira de Santana.

Neste momento a Semob adverte que o bloqueio da via pública e a retenção de um veículo da frota de transporte público do município interfere diretamente na dinâmica do serviço prestado à população, em especial trabalhadores e estudantes que necessitam ter o direito fundamental amplo assegurado de locomoção conforme o art. 5º, XV da Constituição Federal.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Geison

O povo tem o direito de reclamar, esse papo de que está havendo manipulação da manifestação, é demagogia de quem está pouco se lixando para o sofrimento da população.
Não há mais o que render esse grupo político que manda na cidade. Nem se der um surra nesse gato morto,ele vai miar.
Já deu! Chega!
Ninguém aguenta mais,tanta arrogância e descaso!
24 anos é o limite!
Vaza da nossa Feira!

EDVALDO

Feira de Santana entregue as baratas, até quando a população vai aguentar, ruas destruídas, transporte precário na cidade e nos distritos, por essa razão os ligeirinhos tomaram conta do transporte urbano, agora vem se falando do “salvador”, tudo farinha do mesmo saco, é muito sofrimento mais quatro anos.

PEDRO HENRIQUE

A prefeitura ainda escreve uma nota vergonhosa dessa, só faltou dizer que é mentira da população…

Fabiano Oliveira

Triste Feira de Santana !
Quanto atraso com esse grupo político que acabou com nossa cidade.
Nas fotos é possível perceber também o estado precario da estrada.
Cada distrito tem um vereador que se diz dono dos votos.
Vamos aprender a votar ! Acordem.

Feirense

Todo ano político é assim, grupos políticos usam a comunidade em manifestações!
Vamos abrir o olho!