Feira de Santana

Moradores da Avenida Fraga Maia pedem instalação de semáforos e mais fiscalização no trânsito

Eles relatam que enfrentam muitos transtornos. Moradora está colhendo assinaturas em um abaixo-assinado.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Moradores da Avenida Fraga Maia, na região dos Condomínios Santana Tower I e II, em Feira de Santana, pedem mais segurança para os pedestres que precisam atravessar a via diariamente. Segundo eles, a sinalização das faixas de pedestres é insuficiente, faltam semáforos no local e fiscalização do trânsito.

A moradora Clariana Mendes, que reside na Fraga Maia desde 2016, com a filha, que tem a síndrome do espectro autista, contou em entrevista ao Acorda Cidade, que todos os dias ela precisa lidar com a falta de segurança no trânsito para atravessar a avenida.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente não tem sinaleira, não tem faixas de pedestre decentes, pois são apagadas, os motoristas não param, há bicicletas vindo na contramão, então é um caos para atravessar. Maria Tereza foi diagnosticada aos 4 anos e meio. De manhã eu a levo para a escola e todos os dias a gente utiliza a avenida.”

Cansada dessa insegurança e com medo de que algo aconteça com ela e a filha, Clariana Mendes aproveitou as discussões em torno da realização do Esquenta Micareta na Avenida Fraga Maia, que ocorreu no início do mês, e da possibilidade de mudança da festa para o local, para publicar uma carta aberta em suas redes sociais com o objetivo de chamar atenção do poder público e toda a sociedade feirense para os problemas enfrentados pelos moradores da região com a questão do trânsito.

Ela também está colhendo assinaturas em um abaixo-assinado, que já possui cerca de 100 nomes, para pedir providências urgentes às autoridades.

“O Esquenta Micareta não foi minha preocupação principal, visto que é um evento que acontece uma vez ao ano. Em qualquer ambiente, em qualquer lugar, sempre vai ter pessoas com deficiência, idosos, e sempre vai atrapalhar alguém. Não sou contra o evento aqui, o Esquenta Micareta não era realizado, mas estou aproveitando que os olhos da prefeitura estão voltados para a Avenida Fraga Maia e estão até pensando em trazer a Micareta para cá, para que as autoridades se preocupem com o que acontece cotidianamente aqui, porque a gente não quer só festa, a gente quer segurança também”, observou.

Ela destacou que os moradores da região da Fraga Maia enfrentam muitos transtornos e ela se preocupa também com o estado emocional da filha, pois fica muito agitada quando ambas tentam atravessar a via.

“Estou colhendo mais assinaturas. Já passamos por muitos transtornos aqui para poder atravessar a rua, está cada vez mais complicado. Minha filha fica agitada muitas vezes à espera para atravessar a via e eu tenho muito medo de uma hora eu não conseguir dar conta, não conseguir segurar e acontecer uma tragédia. Muitas crianças estudam, muitos idosos também têm muito problema para poder atravessar a avenida, já presenciei inúmeros acidentes e, às vezes, a gente mora em um país que espera a tragédia acontecer para tomar uma medida; e eu espero que não seja o caso daqui. Nós moradores queremos mais equipamentos de segurança. Estou pedindo não só por mim, mas por todos os cidadãos que frequentam a Fraga Maia, pois a gente quer segurança no trânsito, faixa de pedestre, fiscalização, sinaleira, tudo que a gente tem direito. Ainda não consegui contato com nenhuma autoridade, mas não vamos desistir.”

O síndico Miguel Soares Júnior, que reside na Fraga Maia há mais de 10 anos e trabalha em um dos condomínios presentes na localidade, afirmou ao Acorda Cidade que é testemunha de como é difícil atravessar a avenida.

“Próximo ao restaurante Gauchão existem escolas, clínicas, e é muito complicado o vai e vem da rua. Inclusive, uma ciclista já perdeu a vida por ali, justamente por falta de semáforo nessa região. Apesar de ter, na minha opinião, uma boa sinalização e radar de velocidade, realmente falta a ferramenta de um semáforo e faixas de pedestres mais efetivas, para garantir a segurança da população.”

Moradora de um dos condomínios da Avenida, Iana Rocha contou que também enfrenta grandes dificuldades para atravessar a Avenida Fraga Maia todos os dias. “Faixas inexistentes, não tem uma sinaleira, grande movimento de carros e nós necessitamos de uma solução urgente.”

Já Claudia Ribeiro, que é mãe de uma jovem de 17 anos é autista, relatou que não mora na Fraga Maia, mas sempre vai ao local para visitar a filha, que reside no local.

“Sempre quando venho visitá-la, passo sufoco para atravessar a avenida, pois as poucas faixas de pedestres que tem são muito apagadas, e a maioria dos motoristas não param, infelizmente. E isso sem falar na falta do semáforo, que esse sim precisa urgente.”

Com informações do repórter Ney Silva Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
35 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Zinho da Feira

Semáforo E QUEBRA MOLAS, PELO AMOR DE DEUS NÃO. FAZ CAMPANHA,.COLOCA OS AUXILIARES DE TRÂNSITO POR UM BOM PERIODO QUE VAI DAR CERTO.

O SISTEMA E BRUTO

Engraçado, vocês que moram na região da fraga maia são os primeiros a serem mal educados, mesmo que coloque sinaleiras ou qualquer outro tipo de dispositivo, vocês vão continuar a atravessar fora o perímetros de seguranças, digo porque trafego todos os dias a todo momento e vejo, muitas vezes tenho que parar o veiculo a todo momento, mesmo com a faixa perto, voces que moram na regiao atravessam fora o tempo todo, pessoas que faz atividade tambem e tempo todo indo para meio da avenida, sendo a pé ou de bike, todos voces sao mal educado.

Jai amorim

Primeiro passo e coloca faixa de pedestre e educar motorista,pois e uma vergonha o trânsito

Laerte de Oliveira

BOTA ESSA TURMA DA SMT PRA TRABALHAR, SÓ FICAM NO AR CONDICOONADO NO ZAP.

Iracema

Semáforo não minha gente! O que precisa é faixa de pedestres bem nítidas, guarda de trânsito e condutores conscientes. Começando do Feira V, até as imediações do bar Trivella.

marccelo

essa avenida precisa de uns 4 semáforos urgente, a prioridade das vias é para o pedestre, a avenida tá entre dois bairros, todo mundo precisa atravessar ela e n tá passando em segurança, quem caminha pelo canteiro central é um horror atravessar nos retornos, as grandes cidades da europa estão reduzindo os carros, sempre a prioridade é o pedestre,, portanto 4 ou cinco semáforos ai.

JEAN CHARLES NUNES ROCHA CHARLES

Não somente a segurança mas, também, uma política de educação aos motoristas. Parei de parar para os Pedestres, dado que certa vez parei para umas senhoras atravessarem na faixa, liguei pisca alerta, sinalizei com o braço e, mesmo assim, uns imbecis passaram quase atropelando às pessoas que atravessavam. Foi por muito pouco. Por quê não levam essas festas para o ocioso Parque de Exposição?!

Zinho da Feira

A FRAGA MAIA Ê SINÔNIMO DE TUDO ERRADO NO TRÂNSITO

Livia

Colocando redutores de velocidade acredito que venha inibir alguns motoristas. Pq nem todos respeitam os limites de velocidade.

carlos silva

Concordo com você Kelly. Se o trânsito for bem planejado, coisa que não é por aqui. Não teria tanta confusão, mas sempre que a prefeitura faz ou modifica o trânsito só piora.

carlos silva

Semáforos e quebra-molas não são a solução. Em alguns estados com pessoas EDUCADAS, nem quebra-molas existe.

carlos silva

Não precisa de semáforos nem quebra-molas. Basta EDUCAÇÃO. Coisa que por aqui não existe muito. E não somente dos motorista, os pedestres abusam muito também. Não passam na faixa, não respeitam os veículos, se jogam mesmo na rua.

SÓ PRA CONTRARIAR

Doida é ai , 50 porçento dos semáforos de Feira de Santana estão localizados entre a Maria Quitéria e a Fraga Maia, o transito não desenvolve, os trabalhadores que dependem de transporte coletivos só chegam atrasados em seus empregos, toda hora tem que parar e esperar abrir e fechar, um semáforo dois metros por cima do outro.

Pedro

Morei nessa região, há uns 8 anos atrás era legal. Hoje em dia está horrível, muitos estabelecimentos, fluxo de carros e pessoas muito grande pra pouco espaço. Quero distância dessa avenida hj em dia.

Cleverson

F. S. A em resposta a você : como que se anda em alta velocidade em uma avenida, com quebra molas, radar e retornos? Mesmo que ele quisesse, não teria como amigo (a) para pensar kkkkk Só se esse carro tem asas

Fabian Guimaraes de Araujo

Falta também a consciência dos motoristas em parar nas faixas de pedestre, mas isso também é um risco de acidente porque os carros andam colados nos outros e quem parar pode receber uma batida, que aliás já ocorreu e ocorre sempre em frente ao Santana Tower.
No lugar das faixas a prefeitura deveria instalar um redutor de velocidade com altura e mais largo que o quebra mola. Também é preciso a SMT lá com os funcionários nos horários de pico. Mas tudo que envolve a prefeitura é complicado, nenhuma secretaria funciona com os olhos para a população. Vejam que a avenida foi construida sem a rede de esgoto, por total falta de articulação com a Embasa que tem a obrigação de fazer.

Maria carla

Faço musculação na academia Smart Fit e moro no Santana Tower II , é uma luta para atravessar as duas pistas .

Falando sério

É muita falta de noção querer instalação de semáforos uma vez que o viaduto fora ampliado para desafogar o trânsito nas avenidas. Colocar semáforo é regredir para os engarrafamentos. É questão de educação no trânsito. O que eu concordo é com a fiscalização dos motoqueiros entregadores que não querem respeitar o trânsito. Verdadeiros irresponsáveis.

Falando sério

Gente, a questão em pauta é simples de ser resolvida: basta estarmos instruídos acerca da legislação de trânsito. Na Fraga t as pessoas insistem em atravessar fora das faixas de pedestre. Há sim faixas de pedestre. Quando o pedestre, na faixa, estende o braço, automaticamente os veículos param. Faço isso sempre e nunca tive problema. Quando ao volante, dirijo observando se há alguém na faixa para atravessar a avenida. Aciono o pisca alerta, paro assim como os demais veículos. Questão de educação no trânsito, tanto para quem dirige quanto para o pedestre. Simples assim.

Cidadão

A reportagem poderia ter informado que existe um pardal na altura dos condomínios e que é mais efetivo que semáforo.
O que poderia ser reivindicado é um “educador” que ficam em algumas vias da cidade para ficar lá.

Loucura

O trânsito aí é horrível se instalar semáforo vai ficar horrível de andar um engarrafamento terrível, feira tá impossível de transitar , mais também com esses engenheiros de tráfego q temos tem q piorar mesmo

F.S.A

NA VERDADE O QUE FALTA SÃO OS CONDUTORES TEREM MAIS EDUCAÇÃO NO TRANSITO, UMA AREA RESIDENCIAL ANDAREM EM ALTA VELOCIDADE E NÃO DAREM A ATENÇÃO AOS PEDESTRES .

Zinho da Feira

Pronto resumido .

Feirense

E os retornos que tem nas avenidas de Feira não têm recuo de aceleração então acaba de travar mais ainda o tráfego, vide a Av. Noide Cerqueira que mudaram o local do retorno e que só fez mudar o problema de lugar.

Marcos Lima

O problema da Fraga Maia não é sinaleira. Pois já engarrafa muito, Feira precisa é de passarelas. Em Salvador, diversos locais em que o trânsito engarrafava por conta de semáforos, foram eliminados e colocados passarelas. Aqui, é uma cidade que não tem engenheiro de trânsito, no qual só fazem encher a cidade de semáforos para travessia de pedestres. Locais como João Durval e Fraga Maia, já passou do tempo de ter semáforos. A Fraga maia vive travada por conta de quebra molas, ao invés de passarela.

Marcos Lima

*Já passou do tempo de ter passarelas

Jean Frank Barbosa Bispo

Finalmente mais alguém percebeu isso e está em busca de semáforos na Fraga Maia, o encontro com a Av ACM da Cidade Nova é um transtorno você atravessar de pé e até fazer um conversão com seu veículo sentindo a Av Rubens Francisco Dias, essa Av Fraga Maia já merece uns três semáforos ao longo dela.

Marcelo

Em que mundo tu vive kkkk, 3 semáforos? Num era melhor colocar logo 50 não? E uns uns 100 quebra molas? Kkkk Feira precisa é de passarelas, muito mais seguros e o trânsito também passa a fluir

Ricardo

Chega de semáforos em feira de Santana

Ely

Realmente na Avenida Fraga Maia não tem vez para o pedestre e um verdadeiro descaso com eles que precisam atravessar a avenida, tenho que se arriscar em meio aos carros, podendo ser atropelado ou até morto.
Por favor órgãos responsável tome uma providência urgente pois é muito difícil 😔 a situação para nós pedestre.

Elisângela

Realmente na Avenida Fraga Maia não tem vez para o pedestre e um verdadeiro descaso com eles que precisam atravessar a avenida, tenho que se arriscar em meio aos carros, podendo ser atropelado ou até morto.
Por favor órgãos responsável tome uma providência urgente pois é muito difícil 😔 a situação para nós pedestre.

Rodrigo F

Moro aqui próximo é frequento a fraga maia todos os dias e é verdade é necessário não só aqui ter uma fiscalização seja lá radares,quebra-molas o pessoal anda no foguete aqui principalmente os delivery que jogam a moto no canteiro pra da roubadinha só ontem vi 2 acidentes na fraga

Kelly

O que deveria era nos horários de pico, colocar uns garotos tipo aqueles q fica nas avenidas no centro da cidade. Poderiam até contratar moradores da região para essa finalidade! Pq o semáforo só vai congestionar a avenida!

Bandeira

Deveria colocar nos horários de movimento orientadores de trânsito
Chega de sinaleiras!

Kelly

Pelo amor de Deus não! Chega de semáforos