Moradores reclamaram das condições das margens da Lagoa do Subaé, em Feira de Santana. Há alguns meses, a prefeitura estava realizando a remoção das taboas, mas o lixo ainda permanece no local. Além da sujeira provocada pelas macrófitas retiradas das águas, a vegetação (mato) está se expandindo para outros espaços, como o calçadão.
Há 30 anos, João de Jesus Rios, mora próximo a lagoa. Ele fala que as taboas acabaram encobrindo a vista e que as margens necessitam urgentemente de limpeza.
“O que limpou tá bonito, agora a sujeira está tomando conta. Porque eles limparam a lagoa e não tiraram o lixo. Colocou as taboas as margens do calçamento, ficou aí e ninguém veio tirar o lixo. O espelho d’água tá bonito, mas tem que retirar as taboas”, disse João.
Segundo o morador, alguns entulhos já foram deixados no local com a desculpa de que seria para aterrar as margens e há também um colchão velho descartado de forma irregular.
Ao Acorda Cidade, o secretário da Superintendência de Operações e Manutenção da Prefeitura de Feira (Soma), João Vianey, informou que a limpeza da lagoa já foi concluída nos locais em que a escavadeira hidráulica conseguiu alcançar, mas para o trecho central estão planejando como proceder com a intervenção.
Em resposta às reclamações sobre a sujeira às margens da Lagoa, João disse que já está em fase de estudo e aponta manutenção e melhorias das calçadas próximas à Lagoa.
“De fato nas margens nós precisamos fazer um trabalho melhor de limpeza de estruturação, estamos planejando com a Sesp para fazer esse trabalho, inclusive avaliando a condição de recompor a calçada do entorno, que tinha os meios fios, a guia e um colchão de pó de pedra, a gente já fez a topografia e estamos fazendo esses estudos. Então o próximo trabalho é fazer a limpeza da margem e fazer a recomposição dessa barreira, dessa faixa que estava lá vinculada. Essa atividade já está em planejamento e já vamos fazer essa programação”, declarou.
Este ano, algumas Lagoas da cidade estão sendo revitalizadas. Um exemplo que deu certo, tanto para o meio ambiente como para o lazer proporcionado à população é o Parque da Lagoa, que oferece um espaço limpo, organizado, disponível para diversas práticas de esporte e lazer. Para além da manutenção desses locais públicos é necessário investimentos em áreas como essas para que o povo feirense encontre bons ambientes para aproveitar com amigos e a família, entre o cotidiano.
Leia também:
Prefeitura retoma atividades de drenagem da Lagoa Subaé nesta quinta-feira (6)
Prefeitura realiza revitalização em lagoas de Feira de Santana
Prefeitura dá início à revitalização da Lagoa do Subaé
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram