Feira de Santana

Morador reclama de descarte irregular de lixo no bairro Campo Limpo

O espaço fica na Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo, em Feira de Santana. 

Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Um morador solicitou a reportagem do Acorda Cidade na manhã desta quarta-feira (28) para mostrar um local público, que está sendo utilizado como descarte irregular de lixo. O espaço fica na Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo, em Feira de Santana. 

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Evandro Barbosa Queiroz Filho informou que muitos carroceiros estão realizando a prática irregular há muitos anos, descartando várias caçambas de entulho, além da própria população do entorno que já considera o local como um ponto de lixo.

Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Quando você vai reclamar, puxam o facão para você falando que você não é o dono da rua. Então, fica uma rua calçada recentemente, não tem nem dois anos de calçada, o povo fazendo de lixão. A gente pretende fazer o passeio, mas não pode porque tem animal morto, lixo doméstico, os comerciantes ao redor jogam também muito material de construção, como entulho, então fica difícil aqui para a gente”, disse Evandro. 

Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O morador tem uma oficina próxima ao local e relata os transtornos que passa devido à falta de espaço, sem contar no mau cheiro, o surgimento de insetos e animais perigosos à saúde.

Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É rato, barata sempre, vocês precisam ver o tamanho dos ratos que saem daqui. E o povo continua jogando. Por mais que a gente reclame, não adianta. Falam que a gente quer ser o dono da rua. A gente não quer ser. A gente só quer ter uma dignidade, uma rua para poder trafegar”.

Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Evandro ainda complementou dizendo: “A gente tem dia que não pode nem movimentar um carro, porque já está mais da metade da rua o lixão. A gente trabalha com caminhão para poder entrar na rua passando por cima de passeio, por cima do lixo e tomando prejuízo também”.

Segundo o morador, agentes da limpeza pública limpam o espaço, mas já faz mais de 20 dias que eles não retornaram. Na última semana que estiveram, tiraram metade do lixo e deixaram o restante, conforme o relato de Evandro. Neste sentido, a falta de fiscalização também prejudica a prática irregular de jogar lixo na rua.

Rua Gonçalves Dias, no bairro do Campo Limpo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“É colocar um fiscal porque o carro do lixo, por incrível que pareça, está passando aqui agora, passa um dia sim, um dia não e eu acho que não tem necessidade da população estar jogando a quantidade de lixo que joga aqui. Não tem mais ou menos uns 15 minutos eu filmei um carroceiro jogando lixo e mandei pra vocês porque não tem justificativa isso aí”, contou.

Em resposta a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), enviou a seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), informa que enquanto a população não se mobilizar junto com o poder público para transformação de qualidade de vida, denunciado empresas e pessoas físicas com fins econômicos, não surtirá efeito limpar e sujar.

A Sesp traz como exemplo claro o Feira VII, a união dos moradores estão tornando seus bairros mais limpos e o poder público dando sua contribuição através da coleta de lixo, inclusive os moradores estão separando seletivamente o lixo e acondicionado adequadamente pouco antes do horário diário de coleta.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram