“Posso garantir que nos últimos dez anos o acampamento foi a ação mais acertada e a maior vitória junto ao poder público”. A avaliação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, sobre o movimento em que os agricultores ocuparam o estacionamento da prefeitura durante três dias. Segundo ela, além da pauta atendida, eles conseguiram o reconhecimento da legitimidade do movimento, pelo prefeito e pela Câmara Municipal.
O nível de organização foi um dos principais aspectos da mobilização dos agricultores. Conceição Borges destacou que os trabalhadores rurais “vêm com força na hora de lutar pela garantia de seus direitos”. Ela também comemorou o anúncio de investimentos de R$ 1 milhão de imediato pelo prefeito Tarcízio Pimenta: “Vamos fazer o levantamento das prioridades e as ações serão definidas em conjunto com a prefeitura”.
Dentre as pautas atendidas estão a construção de cisternas e poços artesianos, aumento da quantidade de sementes e das horas de trator. “Como já tem o recurso garantido, agora é definir as prioridades”, afirmou a presidente do Sindicato, que já descartou a realização de protesto na Micareta. “Temos que ter responsabilidade”, disse, ao anunciar que haverá apenas o desfile do bloco da Agricultura familiar durante a festa.
Madalena de Jesus com informações do repórter Ney Silva