Uma missa realizada na Catedral Metropolitana de Feira de Santana, na manhã deste domingo, 18 de setembro, abriu a programação dos festejos em homenagem aos 189 anos de emancipação política da cidade.
Estiveram presentes, o prefeito Colbert Martins, acompanhado da primeira-dama, Adenilda Martins, vereadores, secretários e representantes do 35º Batalhão de Infantaria.
Ao Acorda Cidade, o prefeito destacou a importância do agradecimento a Deus e comentou pelo crescimento da cidade.
“Essa é uma data muito importante para a nossa cidade de Feira de Santana, há 189 anos que existia a primeira reunião da Câmara de Vereadores, e que aconteceu aqui, justamente nesta igreja, onde nós temos que agradecer incialmente a Deus por estarmos aqui, e em segundo, aos homens e mulheres desta terra que constroem a nossa cidade. Passamos também por uma grande epidemia que levou a morte de mais de 1.100 feirenses. Estamos escrevendo a nossa história deste presente e do futuro”, pontuou.
O Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, foi o presidente da celebração junto com o pároco da Catedral, Pe. Paulo Tarso.
Segundo ele, o município é marcado pela devoção que a população tem pela padroeira Senhora Sant’Ana.
“O nosso município é plasmado por esta devoção à Senhora Sant’Ana, ainda mais pela devoção de um casal português, que foi Domingos Barbosa de Araújo, junto com Ana Brandoa. No ano de 1833, nesta mesma data de 18 de setembro, foi instalada a Câmara de Vereadores, marcando assim, a emancipação política. Feira de Santana é uma grande metrópole, maior cidade do interior do norte-nordeste, e o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil. Eu que sou natural de Vitória da Conquista, fui transferido pelo Papa Francisco para suceder Dom Itamar Vian, que serviu e ainda serve este nosso município”, informou.
O servidor público Paulo de Tarso, informou que todos os domingos está presente na missa, e parabenizou a cidade Princesa do Sertão pelos 189 anos.
“Todos os domingos eu estou presente aqui na Catedral, e hoje de maneira mais do que especial, uma data que a gente até se emociona, aniversário desta grande cidade, no qual me sinto orgulho de ser feirense. Teve um período que tive que trabalhar fora, mas a saudade foi grande e retornei”, disse.
Márcia de Jesus, também é frequentadora da Catedral. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela comentou sobre a comemoração. “Eu que sou nascida e criada no distrito de Maria Quitéria, sempre participo das celebrações aqui na Catedral. Hoje estamos celebrando esta data de aniversário, e acho que não poderia ser diferente, não sendo na Igreja Mãe da cidade, me sinto feliz e orgulhosa em ser feirense”, destacou.
Após a celebração, o prefeito seguiu para o hasteamento da bandeira na porta da prefeitura municipal, na Avenida Senhor dos Passos.
A solenidade foi marcada pela presença da banda do 35º BI. Ao Acorda Cidade, o comandante do Batalhão, tenente coronel Vando Azevedo, enfatizou a participação da tropa nos festejos, e parabenizou a cidade pelos 189 anos.
“O 35º BI está sediado aqui em Feira de Santana, e pra gente, esta é uma grande honra, uma cidade que nos acolhe, mas lembrando que mesmo estando sediado aqui na cidade, nós temos a responsabilidade que engloba cerca de 194 municípios da Bahia. Mas essa é uma grande satisfação, um carinho pela sociedade, e grande felicidade por estarmos presentes em todos os atos, ainda mais, participando das comemorações pelos 189 anos da cidade de Feira de Santana”, concluiu.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram