Rachel Pinto
Milhares de devotos foram às ruas de Feira de Santana para acompanhar na tarde desta sexta-feira (26) a procissão em homenagem a Senhora Santana, padroeira da cidade.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A concentração inicial dos fieis aconteceu na Catedral de Santana na Praça da Matriz. Depois eles percorrem várias ruas do centro da cidade e em seguida retornaram para a catedral. Participantes de várias arquidioceses vizinhas prestigiaram a procissão e celebraram a fé e a admiração por Senhora Santana. De acordo com a organização do evento, cerca de 40 mil pessoas compareceram a procissão. Além de fieis e comunidade, estiveram presentes várias autoridades e políticos, entre eles o prefeito da cidade Colbert Martins, o deputado federal Zé Neto e o deputado estadual Robinson Almeida.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
O arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanone Castro, frisou que a cidade tem o nome de Feira de Santana, justamente por causa da devoção a Senhora Santana, mãe da mãe de Jesus. A cidade surgiu da devoção do casal Ana e Domingos que criaram o povoado Olhos D’água, que depois passou a se chamar Feira de Santana. Ele observou que a festa da padroeira é o maior festejo religioso realizado no município.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“É um momento em que nós de maneira intensa celebramos a nossa fé um momento forte de evangelização ,onde por nove dias celebramos as novenas com a participação de padres, bispos, pregadores de outras comunidade, celebrando de maneira intensa essa pertença ao corpo de Cristo. Nó somos uma cidade que cresce bastante rápido, que é o segundo entroncamento rodoviário do Brasil e aqui nosso desafio é ser igreja. Nesse desafio nós estamos realizando com as forças vivas da igreja, com os padres, os seminaristas com as religiosas, o povo santo de Deus as santas missões populares”, disse.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Segundo o religioso, mais de 40 paróquias participam dos festejos de Senhora Santana.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Esmerina Borges, de 63 anos acompanhou a procissão na tarde de hoje, como já faz há oito anos. Natural de Cícero Dantas, ela afirmou que veio morar em Feira de Santana e desde então não perde uma festa da padroeira. Devota de Senhora Santana, ela disse que considera a santa muito milagrosa.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Esse momento de fé significa muito para mim. Eu amo e eu só recebo graças de Santana, avó de Jesus”, comentou.
Também devota da santa, Maria Lindomar, de 65 anos também confirmou seu amor pela santa.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Eu amo Nossa Senhora e sei que ela é tudo para gente”, acrescentou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A procissão foi marcada por muita emoção, religiosidade e conexão divina com a fé.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.